Lula quer Japão como parceiro para conservação de florestas na América do Sul

Presidente brasileiro também disse que apoio do país asiático pode ser importante para a transição energética

Tiago Tortella, da CNN, em São Paulo
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebe jornalistas em café da manhã no Palácio do Planalto
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Palácio do Planalto  • Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil
Compartilhar matéria

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta terça-feira (30) que espera que o Japão auxilie na conservação de florestas na América do Sul, ampliando a parceria com o país asiático.

"Eu espero que o Japão seja parceiro dos países que têm floresta. Aqui na América do Sul, nós somos oito países com bastante florestas. Você tem Brasil, Venezuela, Peru, Colômbia, Equador, Bolívia, Guiana e temos o Suriname", destacou em declaração a jornalistas japoneses no Palácio do Planalto.

Assim, Lula também disse esperar que o Japão "compartilhe com o Brasil a política de manutenção da floresta que nós queremos ter", alertando que "manter uma floresta em pé custa muito dinheiro".

Além disso, ressaltou que é preciso levar em consideração as pessoas que moram nessas regiões.

Outro ponto abordado pelo petista foi a transição energética, assunto o qual ele afirmou que o Japão pode se beneficiar com a relação com o Brasil.

"O Brasil é possivelmente a grande oportunidade que o Japão precisa e pode ter de compartilhar com o Brasil o desenvolvimento dessa nova matriz energética que o mundo tanto necessita", ponderou.

Em outro momento, Lula também comentou que terá um encontro com uma empresa japonesa e o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, na quinta-feira (2).

De acordo com o presidente, a companhia fará o "primeiro investimento" para ajudar a recuperar áreas degradadas.

Encontro com primeiro-ministro japonês

A coletiva desta terça-feira acontece poucos dias antes da visita do primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, ao Brasil.

O premiê e o presidente brasileiro terão uma reunião nesta sexta-feira (3), em Brasília.

Segundo Lula, a prioridade com este encontro será "aperfeiçoar e aprimorar a relação entre Japão e Brasil", sendo um dos focos a Economia.