Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Lula se reúne com presidente do Egito e visita Liga Árabe nesta quinta (15)

    No final do dia, chefe de Estado brasileiro pegará um voo para Adis Adeba, na Etiópia

    Presidente Luiz Inácio Lula da Silva fala durante café da manhã com correspondentes estrangeiros no Palácio do Planalto, em Brasília
    Presidente Luiz Inácio Lula da Silva fala durante café da manhã com correspondentes estrangeiros no Palácio do Planalto, em Brasília Presidente Luiz Inácio Lula da Silva fala durante café da manhã com correspondentes estrangeiros no Palácio do Planalto em Brasília 27/10/2023REUTERS/Ueslei Marcelino

    Da CNN

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem reunião marcada com o presidente do Egito, Abdul Fatah Khalil El-Sisi, nesta quinta-feira (15). O encontro acontece no segundo dia da viagem do chefe de Estado brasileiro no país africano.

    Lula desembarcou no Cairo, capital do Egito, na quarta-feira (14), aproveitando para visitar pirâmides de Gizé com a primeira-dama Janja.

    Segundo o Itamaraty, problemas relacionados ao conflito entre Israel e Hamas devem ser abordados na reunião entre os dois líderes.

    Também devem ser assinados acordos bilaterais nas áreas de bioenergia e ciência, tecnologia e inovação. Mudança climática e reforma das organizações internacionais são outros prováveis temas de discussão.

    Mais tarde, Lula deve falar à imprensa, antes de participar de um almoço oferecido por El-Sisi.

    Na sequência, o petista irá a uma reunião com o secretário-geral da Liga dos Estados Árabes, Ahmed Aboul Gheit, comparecendo também a uma sessão extraordinária do conselho de representantes do grupo.

    Por fim, Lula pegará um voo no aeroporto internacional do Cairo com destino a Adis Adeba, na Etiópia, onde terá reuniões bilaterais e participa como convidado da 37ª Cúpula de Chefes de Estado e Governo da União Africana, entidade que reúne as 55 nações da África.

    Agenda diplomática

    Em 2024, as relações diplomáticas entre Brasil e Egito completam 100 anos.

    Segundo o Itamaraty, os laços foram estreitados nos últimos meses com as negociações para saída, por meio do Egito, de brasileiros que estavam na Faixa de Gaza em meio à guerra entre Israel e Hamas.

    A intenção da visita e da reunião é fortalecer também as relações comerciais, especialmente quanto a produtos agrícolas. O Egito é um dos principais parceiros comerciais do Brasil na África.

    O governo brasileiro espera que o governo egípcio aprove em breve novos abatedouros e frigoríficos no Brasil para a exportação de carne bovina.