Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Lula se reúne com presidente e primeiro-ministro no 1º dia em Portugal; veja a agenda da viagem

    Em seu primeiro dia de compromissos no país, o presidente brasileiro foi recebido por uma cerimônia de boas-vindas na Praça do Império, no Mosteiro dos Jerónimos

    Julia Prado/MS

    Da CNN

    Após desembarcar em Portugal na manhã de sexta-feira (21), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) encontrou, neste sábado (22), o presidente do país, Marcelo Rebelo de Sousa, e o primeiro-ministro português, António Costa.

    Em seu primeiro dia com compromissos oficiais, o presidente brasileiro iniciou sua agenda às 10h30 no horário local (6h30 no horário de Brasília), em uma cerimônia de boas-vindas na Praça do Império, no Mosteiro dos Jerónimos.

    Às 11h (7h no horário de Brasília), no mesmo local, ele participou de uma homenagem póstuma ao poeta Luís de Camões.

    Após uma reunião ampliada com o presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa. Os dois líderes responderam a perguntas da imprensa e Lula foi questionado sobre suas declarações envolvendo a guerra na Ucrânia.

    O presidente brasileiro negou ter igualado as responsabilidades dos dois países, mas voltou a dizer que nem Rússia e nem Ucrânia querem parar a guerra.

    À tarde, às 14h30 (10h30 no horário de Brasília), Lula fez a abertura da 13ª Cimeira Brasil-Portugal, no Centro Cultural de Belém. A cúpula discutirá temas bilaterais nas áreas política, econômica e de tecnologia, além de assuntos globais como mudança do clima e a guerra no leste europeu.

    Na etapa final do evento, às 16h15 (12h15 no horário de Brasília), os representantes dos dois países assinaram treze acordos e termos de cooperação. E Lula falou sobre a expectativa de concretizar o acordo União Europeia-Mercosul.

    À noite, às 20h (16h no horário de Brasília), o presidente brasileiro será recebido num jantar no Palácio Nacional da Ajuda.

    Confira a agenda dos próximos dias:

    No domingo (23), não há compromissos oficiais previstos, mas espera-se que Lula visite a Câmara Municipal de Lisboa.

    No dia 24, o presidente viaja de manhã a Matosinhos para encontros com empresários e de tarde participa da entrega do Prêmio Camões a Chico Buarque.

    No dia 25, o presidente comparecerá à sessão solene na Assembleia Nacional, na data que marca a Revolução dos Cravos, de 1974. A tarde, Lula viajará a Madri.

    A agenda na Espanha ainda não está definida, mas o presidente brasileiro deve se reunir com empresários e autoridades, entre eles o presidente espanhol Pedro Sánchez.

    *Publicado por Fernanda Pinotti, com informações de Leonardo Ribbeiro e Pedro Teixeira, da CNN, em Brasília