Maduro elogia protesto na Noruega afirmando que foi contra pressão dos EUA

Declaração foi feita um dia antes da líder da oposição venezuelana, María Corina Machado, receber o Nobel da Paz

Efrain Otero e Hugo Monnet, da Reuters
Ditador da Venezuela, Nicolás Maduro 01/12/2025  • REUTERS/Leonardo Fernandez Viloria
Compartilhar matéria

Em discurso transmitido pela televisão no Conselho Nacional de Economia Produtiva na terça-feira (9), o ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, agradeceu aos manifestantes em Oslo, capital da Noruega, que, segundo ele, marcharam em apoio à paz e contra uma guerra pelo petróleo venezuelano.

A declaração foi feita um dia antes da líder da oposição venezuelana, María Corina Machado, receber o Prêmio Nobel da Paz.

Maduro disse à plateia que manifestantes em mais de 65 cidades dos Estados Unidpos se mobilizaram contra uma possível intervenção militar americana na Venezuela, citando pesquisas de opinião que, segundo ele, mostravam que 70% da população americana era contra.

O ditador fez piadas sobre a Black Friday e falou em inglês com repetidas referências a slogans como "sem sangue por petróleo" e "sem guerra, Venezuela, sim, paz".

Maduro também afirmou que a economia real da Venezuela está indo bem, a caminho de completar 18 trimestres consecutivos de crescimento em 2025, com projeção de expansão de 9% neste ano e 7% em 2026, segundo o Banco Central do país.