Maduro: Venezuela quer fazer parte dos Brics, que está se “transformando em ímã dos que buscam paz e cooperação”
Presidente venezuelano falou do interesse em ingressar ao bloco após reunião com o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, após encontro com o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, declarou nesta segunda-feira (29) que os venezuelanos desejam ingressar no grupo dos Brics, composto por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.
Segundo Maduro, o grupo representa a construção de uma nova geopolítica mundial. “Precisamos construir essa nova geopolítica, que tem componentes fundamentais… União da América do Sul, apesar das diversidades (políticas)… Junto aos Brics, cinco países poderosos que estão se transformando num grande ímã daqueles que buscam um mundo de paz e cooperação”.
Maduro confirmou o desejo da Venezuela em fazer parte do grupo. “Aspiramos sim, queremos fazer parte dos Brics… E acompanhar a construção dessa nova geopolítica mundial”.
Sobre o tema, Lula declarou que apoiará a ingressão da Venezuela. “Ainda vou participar da primeira reunião dos Brics depois de oito anos. Têm propostas de outros países que querem entrar, e vamos discutir, pois depende da vontade de todos. Se tiver um pedido oficial (da Venezuela), será levado para os Brics. Se perguntar minha vontade, eu sou favorável.”
Lula recebeu Maduro nesta segunda-feira em Brasília, na primeira visita do presidente venezuelano após oito anos ao Brasil.