Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Mais de 200 baleias-piloto encalhadas morrem na remota ilha Pitt, no Oceano Pacífico

    Incidente acontece poucos dias depois que 215 baleias morreram em uma praia nas proximidades da ilha de Chatham

    Lucy Craymerda Reuters , em Wellington

    O escritório de conservação da Nova Zelândia disse nesta terça-feira (11) que todas as 240 baleias-piloto encalhadas na remota ilha Pitt morreram, poucos dias depois que 215 baleias morreram em uma praia nas proximidades da ilha de Chatham.

    Dave Lundquist, consultor técnico marinho do Departamento de Conservação, disse em um e-mail que uma equipe técnica avaliou a situação na segunda-feira e sacrificou as baleias sobreviventes.

    “Esta decisão nunca é tomada de ânimo leve, mas em casos como este é a opção mais gentil”, disse Lundquist. O departamento de conservação não tenta refluir as baleias na área devido ao risco de ataque de tubarões a humanos e baleias, disse ele.

    Daren Grover, gerente geral da instituição de caridade Project Jonah, que lida com baleias encalhadas, disse que também não havia pessoas suficientes na área para ajudar na reflutuação.

    A Ilha Pitt e a Ilha Chatham formam o arquipélago das Ilhas Chatham, que fica a cerca de 840 quilômetros da costa Leste da Ilha Sul da Nova Zelândia. Cerca de 800 pessoas vivem na maior ilha de Chatham, com 40 pessoas vivendo em Pitt Island.

    Grover disse que, dada a posição do arquipélago perto de onde os oceanos subtropical e subantártico se encontram, havia uma abundância de vida marinha na área que atraiu baleias.

    O encalhe da Ilha Chatham ocorreu no sábado (8) e também envolveu baleias-piloto sobreviventes sendo sacrificadas.

    A vizinha Nova Zelândia e a vizinha Austrália são pontos quentes para encalhes em massa de baleias devido a grandes colônias de baleias-piloto que vivem nos oceanos profundos que cercam ambas as nações insulares. A causa do encalhe de baleias é desconhecida.

    (Edição de Christopher Cushing)

    Tópicos