Mais pessoas estão entrando na Ucrânia vindo da Polônia do que o inverso

Conforme o foco da guerra muda para o leste ucraniano, alguns dos que fugiram para países vizinhos retornam às áreas recuperadas pelas forças ucranianas

Lauren Kent, da CNN
Compartilhar matéria

Mais pessoas entraram na Ucrânia da Polônia na sexta e no sábado (16) do que o número de pessoas que cruzaram a fronteira no sentido inverso, segundo a Guarda de Fronteira Polonesa, pela primeira vez desde que a Rússia lançou sua invasão em 24 de fevereiro.

A agência de fronteira polonesa registrou 22 mil pessoas cruzando para a Ucrânia da Polônia no sábado, com 19.200 pessoas viajando na outra direção.

Na sexta-feira, a agência registrou 25.100 pessoas entrando na Ucrânia e 24.400 pessoas viajando para a Polônia. Alguns dos que entram e saem da Ucrânia são trabalhadores humanitários que cruzam a fronteira com frequência.

"Somos vizinhos da Ucrânia não apenas literalmente, mas também no sentido da história comum e da compreensão da situação", disse o presidente polonês, Andrej Duda, na quarta-feira (13).

Algum contexto: Mais de 2,7 milhões de refugiados fugiram da Ucrânia para a Polônia desde o início da invasão russa, mais do que qualquer outro país.

À medida que o foco da guerra da Rússia mudou para o leste da Ucrânia, alguns dos que fugiram para a Polônia e outros países vizinhos retornaram às áreas recuperadas pelas forças ucranianas.

Esse conteúdo foi publicado originalmente em
inglêsVer original