Mais uma estátua de Cristóvão Colombo é derrubada por manifestantes nos EUA

Manifestantes de Baltimore, nos Estados Unidos, derrubam mais uma estátua de Cristovão Colombo

 Mais uma estátua de Cristovão Colombo é derrubada nos Estados Unidos
 Mais uma estátua de Cristovão Colombo é derrubada nos Estados Unidos Foto: Louis Krauss ( Cortesia)

Christina Maxouris, da CNN

Ouvir notícia

Enquanto grande parte do país comemorava, nesse sábado, o feriado de 4 de julho, Dia da Independência norte-americana, manifestantes em Baltimore, nos Estados Unidos, derrubaram uma estátua de Cristóvão Colombo, considerado o descobridor do continente americano.

A informação é da WBAL, afiliada da CNN. Havia pelo menos 300 pessoas reunidas no local. Depois de derrubada, a estátua se partiu em vários pedaços, que foram arrastados pela praça e despejados no Inner Harbor.

Leia também:

No Monte Rushmore, Trump diz que retirar monumentos é ‘apagar história’ dos EUA

Governador de NY defende estátuas de Colombo por simbolismo a ítalo-americanos

O monumento estava no Little Italy há mais de 30 anos e é a mais recente estátua a ser retirada nas últimas semanas em meio a protestos. Tanto a multidão de manifestantes quanto autoridades locais removeram outros tributos a Cristovão Colombo, a líderes confederados e a outras figuras controversas que representam partes racistas da história da América. 

O presidente do conselho da cidade de Baltimore, Brandon Scott, disse, em comunicado, que havia sugerido a remoção da estátua, segundo a WBAL. “Apoio a comunidade ítalo-americana de Baltimore e a comunidade indígena de Baltimore”, afirmou o comunicado. “Não posso, no entanto, apoiar Colombo”. A CNN entrou em contato com o Departamento de Polícia de Baltimore para comentar. 

Na quarta-feira, o prefeito de Richmond, Virgínia, invocou seus poderes de emergência para remover vários monumentos confederados por toda a cidade, incluindo uma estátua em homenagem ao general confederado Thomas “Stonewall” Jackson. No mês passado, um juiz ordenou a remoção de um monumento confederado em um subúrbio de Atlanta. 

Em outras partes do país, símbolos polêmicos foram derrubados por manifestantes, incluindo um grupo em Portland, Oregon, que derrubou uma estátua de George Washington no mês passado e incendiou a cabeça. Em Richmond, Virgínia, multidões derrubaram a estátua Jefferson Davis, presidente da Confederação, um dia depois de derrubar uma estátua de Colombo.

 

 

 

Mais Recentes da CNN