Manifestantes pró-Groenlândia protestam na embaixada dos EUA na Dinamarca

Protesto ocorre um dia após a visita do vice-presidente dos EUA, JD Vance, ao país, que sugeriu que os americanos protegeriam melhor o território dinamarquês

Ilze Filks, da Reuters
Cartaz em manifestação pró-Groenlândia diz “Groenlândia rejeitou Trump — Sua vez América”. Centenas de pessoas participaram do protesto em frente à embaixada dos EUA em Copenhague.  • Reprodução/Reuters
Compartilhar matéria

Centenas de pessoas participaram de uma manifestação pró-Groenlândia perto da embaixada dos Estados Unidos em Copenhague neste sábado (29).

Os manifestantes gritavam “A Groenlândia não está à venda” e seguravam cartazes dizendo “A Groenlândia rejeitou Trump — Sua vez, América” ​​e “Faça a América ir embora”.

O protesto ocorre após uma viagem do vice-presidente dos Estados Unidos, JD Vance, ao país, na sexta-feira (28).

Durante a visita, ele acusou a Dinamarca de não fazer um bom trabalho mantendo a Groenlândia segura e sugeriu que os EUA protegeriam melhor o território dinamarquês semiautônomo que o presidente Donald Trump pressionou para assumir.

Muitos groenlandeses expressaram profundo desconforto sobre a viagem e as pesquisas mostraram que quase todos os cidadãos se opõem a se tornar parte dos Estados Unidos.