Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Manifestantes tentam invadir fábrica da Tesla e entram em confronto com a polícia

    Protesto é contra expansão da fabricante de veículos em cidade da Alemanha

    Manifestantes tentam invadir fábrica da Tesla na Alemanha
    Manifestantes tentam invadir fábrica da Tesla na Alemanha Reuters

    Da Reuters

    Manifestantes que se opõem à expansão da fábrica de veículos elétricos americana Tesla em Grueneheide, perto de Berlim, entraram em confronto com a polícia alemã enquanto alguns deles tentavam invadir as instalações nesta sexta-feira (10).

    Cerca de 800 pessoas participaram do protesto, segundo o grupo organizador Disrupt Tesla, que afirma que a expansão prejudicaria o meio ambiente.

    Um vídeo da Reuters mostrou dezenas de pessoas usando bonés azuis e máscaras que cobriam o rosto vindo de uma área arborizada próxima e tentando invadir as instalações da empresa com policiais tentando impedi-los, inclusive pela força. Pelo menos um manifestante foi detido.

    “Por que a polícia deixa os manifestantes de esquerda escapar tão facilmente?” O CEO da Tesla, Elon Musk, escreveu em sua plataforma de mídia social X, acrescentando que os manifestantes não conseguiram passar.

    O vídeo também mostrou equipes médicas ajudando alguns feridos.

    “Estamos aqui hoje para chamar a atenção para a fábrica da Tesla em Grunheide pela destruição ambiental aqui”, disse o porta-voz da Disrupt Tesla, Ole Becker, à Reuters.

    O grupo também quer destacar a destruição ambiental em países como Argentina ou Bolívia, provocada pela mineração de lítio, segundo Becker. O lítio é um recurso fundamental para baterias de veículos elétricos.

    “Protegemos a liberdade de reunião”, disse o porta-voz da polícia de Brandemburgo, Mario Heinemann, “mas também somos responsáveis ​​pela ordem e segurança públicas. Isso significa que também interviremos quando necessário”.

    A polícia confirmou que os manifestantes tentaram entrar nas instalações da fábrica, mas foram impedidos, várias pessoas tendo sido detidas, e que recebeu algumas denúncias de feridos.

    Alguns dos manifestantes danificaram alguns carros Tesla usando pirotecnia e pintura em um local de armazenamento de carros próximo, acrescentou o porta-voz da polícia.

    A Tesla disse no início desta semana que fecharia a fábrica por um dia na sexta-feira, sem especificar o motivo.