Milei vem ao Brasil, não se encontrará com Lula e vai ter reunião com Bolsonaro

Presidente da Argentina participará da Conferência de Ação Política Conservadora, segundo integrantes da Casa Rosada

Luciana Taddeo, da CNN, em Buenos Aires
Presidente argentino Javier Milei em Córdoba  • 25/5/2024 REUTERS/Leandro Bustamante Gomez
Compartilhar matéria

O presidente da Argentina, Javier Milei, desistiu de participar da Cúpula do Mercosul na próxima segunda-feira (8), em Assunção, no Paraguai.

Integrantes da Casa Rosada confirmam que Milei participará, entretanto, da Conferência de Ação Política Conservadora, que será realizada em Camboriú (SC) e terá palestra do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Milei embarca para o Brasil no sábado (6) e retorna para a Argentina no domingo (7).

Questionado pela CNN em coletiva de imprensa, o porta-voz da Presidência argentina, Manuel Adorni, confirmou que o chefe de Estado estará no Brasil no sábado para “um evento” e não descartou encontro com Jair Bolsonaro.

“Não vamos nos encontrar com Lula e ainda não está confirmado se [Milei] vai ou não se encontrar com Bolsonaro no contexto desse evento”, disse o porta-voz.

Mais cedo, a CNN apurou com fontes da Casa Rosada que o encontro com Jair Bolsonaro vai sim acontecer.

Horas depois, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) confirmou a reunião à analista de Política da CNN, Jussara Soares. "Milei está confirmado. E sim, está confirmado encontro com Bolsonaro", disse Eduardo à CNN.

Fontes da Casa Rosada afirmam que Milei leva a cabo “uma diplomacia não tradicional” e minimizam o potencial que a atitude do argentino tem de deteriorar a relação entre os países.

Apesar de até a semana passada a presença de Milei estar confirmada na Cúpula do Mercosul e da viagem recém anunciada ao Brasil, a Presidência argentina alega que a decisão do presidente de não participar do evento se deve a uma agenda sobrecarregada.

Do dia 8 para o 9 deste mês, dia da independência argentina, haverá a assinatura de um acordo com governadores do país em Tucumán, no norte da Argentina. Na Cúpula do bloco comercial em Assunção, a Argentina será representada pela chanceler Diana Mondino.

Argentina nega relação com declarações sobre Lula

Recentemente, Lula afirmou que Milei deveria pedir desculpas por ter dito “muita bobagem”. Em seguida, o chefe de Estado Argentino reiterou considerar que o presidente brasileiro é “corrupto”.

Questionado pela CNN sobre se a decisão de cancelar a ida ao Mercosul teria relação com esses fatos, o porta-voz Manuel Adorni garantiu que não.

“O presidente jamais deixaria de ter uma atividade por coisas que disse. Isso não vai acontecer nem agora com o tema Lula, nem em nenhuma outra circunstância”, destacou Adorni, garantindo que Milei não tem problema de participar de eventos em que Lula e outros presidentes com os quais tenha diferenças ideológicas estejam.

Adorni qualificou a distância ideológica entre Milei e Lula como “astronômica”, mas disse que “nunca” deixariam de ir a um evento por esse motivo.