Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Militares dos EUA derrubaram suposto balão espião chinês na costa leste, diz autoridade dos EUA

    Balão foi visto pela primeira vez no céu sobre Montana no início desta semana

    Da CNN

    Os militares dos Estados Unidos derrubaram neste sábado (4) o suposto balão espião chinês sobre o Oceano Atlântico, informou uma autoridade do governo americano.

    O balão foi visto pela primeira vez no céu sobre Montana no início desta semana e viajou pelo meio do país seguindo os padrões climáticos antes de deixar os Estados Unidos neste sábado.

    Antes de o balão ser abatido, a Administração Federal de Aviação (FAA) emitiu uma parada de solo para aeroportos em Wilmington, Carolina do Norte; Charleston, Carolina do Sul; e Myrtle Beach, Carolina do Sul. A FAA também restringiu o espaço aéreo perto de Myrtle Beach “para apoiar o Departamento de Defesa em um esforço de segurança nacional”.

    Entenda situação

    Autoridades dos EUA disseram na quinta-feira (2) que um balão espião chinês estava sobrevoando o país há alguns dias, no que seria um ato descarado poucos dias antes de uma viagem planejada a Pequim pelo secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken.

    A China disse nesta sexta-feira (3) que o dirigível que estava sobrevoando os Estados Unidos tinha fins meteorológicos civis e outros objetivos científicos e lamentou que tenha se desviado para o espaço aéreo norte-americano.

    Em um comunicado, o Ministério das Relações Exteriores da China também disse que continua a manter comunicações com os EUA para lidar adequadamente com a situação inesperada.