Multidão invade armazém da ONU em Gaza em busca de comida

Duas pessoas morreram e várias ficaram feridas durante o tumulto

Mohammed Tawfeeq e Ibrahim Dahman, da CNN
Compartilhar matéria

Uma multidão de palestinos famintos invadiu um armazém das Nações Unidas no centro de Gaza nesta quarta-feira (28), deixando pelo menos dois mortos e vários feridos, à medida que a fome se agrava no território palestino.

“Pessoas famintas invadiram o armazém Al-Ghafari do PMA em Deir Al-Balah, no centro de Gaza, em busca de suprimentos alimentares que haviam sido pré-posicionados para distribuição”, informou o Programa Mundial de Alimentos (PMA). “Relatos iniciais indicam que duas pessoas morreram e várias ficaram feridas.”

Não está claro o que causou as mortes e os ferimentos. O PMA afirmou estar trabalhando para verificar as circunstâncias exatas, mas enfatizou que a tragédia reflete “as condições alarmantes e deteriorantes no local”, diretamente ligadas ao bloqueio humanitário.

Vários vídeos e fotos vistos pela CNN mostram centenas de pessoas dentro do armazém, pegando qualquer alimento que encontrassem. Um homem com o rosto ensanguentado é visto em uma foto segurando um saco de farinha.

Outro vídeo mostrou centenas de pessoas do lado de fora do armazém, carregando sacos do que parece ser farinha, enquanto tiros ecoavam ao fundo.

O caso no armazém do PMA evidenciou a crescente catástrofe humanitária no território isolado. Um bloqueio israelense de 11 semanas à ajuda humanitária levou a população de Gaza, de mais de 2 milhões de palestinos, à fome. A entrega de ajuda humanitária só foi retomada na última semana.

“As necessidades humanitárias dispararam após 80 dias de bloqueio total de toda a assistência alimentar e outros tipos de ajuda a Gaza”, afirmou a agência das Nações Unidas.

O armazém continha estoques vitais, incluindo farinha destinada à distribuição sistemática de ajuda, agora comprometidos.

“O PMA tem alertado consistentemente sobre as condições alarmantes e deteriorantes no terreno e os riscos impostos pela limitação da ajuda humanitária a pessoas famintas que precisam desesperadamente de assistência”, afirmou.

“Gaza precisa de uma ampliação imediata da assistência alimentar. Esta é a única maneira de garantir às pessoas que elas não passarão fome”, acrescentou.

O Escritório de Informação Pública da UNRWA em Gaza classificou o caso como um “lamentável”, afirmando: “Infelizmente, mais uma vez, as pessoas estão sendo forçadas a tomar medidas desesperadas como resultado do bloqueio israelense à entrada de alimentos e suprimentos na Faixa de Gaza.”

O caos também tomou conta de um centro de distribuição de ajuda em Gaza administrado pela Fundação Humanitária de Gaza (GHF), apoiada pelos EUA, enquanto milhares de palestinos desesperados corriam para receber suprimentos de comida.

Vídeos do centro de distribuição em Tel al-Sultan mostraram grandes multidões invadindo as instalações, derrubando algumas das cercas e aparentemente escalando barreiras projetadas para controlar o fluxo da multidão.

Autoridades de saúde palestinas disseram que uma pessoa foi morta a tiros e 48 ficaram feridas.

Uma fonte de segurança disse que os funcionários americanos não dispararam nenhum tiro e que as operações seriam retomadas nesta quarta-feira. As Forças de Defesa de Israel disseram que suas tropas dispararam tiros de aviso na área externa do complexo e que a situação foi controlada. Elas negaram ter realizado ataques em direção ao centro.

inglês