Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    “Não vai fechar enquanto eu estiver lá”, diz novo presidente do Banco Central da Argentina

    À imprensa argentina, Santiago Bausili evitou falar sobre emissão de moeda e reafirmou que o dólar oficial não está num “nível de equilíbrio”

    Santiago Bausili assume a presidência do Banco Central da Argentina neste domingo (10), junto com o novo presidente do país, Javier Milei
    Santiago Bausili assume a presidência do Banco Central da Argentina neste domingo (10), junto com o novo presidente do país, Javier Milei REUTERS/Enrique Marcarian

    Da CNN

    “Enquanto eu estiver lá o Banco Central não fechará”, declarou na sexta-feira (8) Santiago Bausili, que assume neste domingo (10) a presidência da autoridade monetária da Argentina.

    O economista da equipe de Luís Caputo, futuro ministro da Economia, evitou afirmar que acabará com a emissão de moeda durante sua gestão como chefe do órgão encarregado da política monetária na Argentina, segundo informações do jornal argentino La Nacion.

    Bausili garantiu que trabalhará na “reconstrução da independência do Banco Central” e explicou o que entende por independência da autoridade monetária.

    “A independência do Banco Central ocorre quando o banco não financia o Tesouro Nacional. Hoje temos uma situação em que o Banco Central já financiou o Tesouro”, disse, reafirmando que em sua gestão a autoridade monetária não funcionará desta forma.

    Questionado se haverá anúncios econômicos importantes já na segunda-feira (11), primeiro dia útil do novo governo, Bausili disse não saber, pois “autoridades demoram a entrar, a sair e assumir funções”.

    Bausili substituirá Miguel Ángel Pesce, que chefiou o Banco Central da Argentina durante os quatro anos de governo de Alberto Fernández.

    Formado na Universidade de San Andrés, Bausili foi um pouco mais categórico em relação ao preço atual do dólar oficial: “350 pesos não é um preço de equilíbrio”, disse ao canal IP Noticias.

    No entanto, ele evitou cravar o que, em sua opinião, seria um valor ideal.

    Veja também: A expectativa para o começo do governo de Javier Milei