Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Netanyahu não tem plano claro para sucesso em Gaza e desgasta Exército, diz professor

    Sandro Teixeira Moita explica a dificuldade do governo de Israel em arquitetar plano efetivo de eliminação do Hamas

    Da CNN

    O professor de ciências militares Sandro Teixeira Moite, da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, avalia que o governo israelense de Benjamin Netanyahu mostra grande dificuldade em apresentar um plano efetivo para o sucesso da guerra contra o Hamas na Faixa de Gaza.

    “Os militares estão começando a perceber que se tem muitas baixas derivadas da fadiga das tropas. A gente tem que lembrar que as FDI [Forças de Defesa de Israel] são forças muito bem preparadas e equipadas, mas para guerras extremamente rápidas e com grande poder de fogo”, explicou Moite no programa WW nesta segunda-feira (17).

    “O que estamos vendo em Gaza é uma guerra que está se prolongando sem um final em vista e esse episódio da morte dos 8 soldados [das FDI] chamou muito atenção da sociedade israelense. Há muitos projetos com muita reclamação por meio de redes sociais contra o governo, pois parece que se tem ali um atoleiro, aonde se vai deixando as forças se desgastando sem um plano real em vista em um jogo em que você não consegue eliminar completamente o Hamas.”

    A recente dissolução do gabinete de guerra israelense pelo primeiro-ministro também mostra os desacordos na coordenação da guerra, pouco mais de uma semana depois que o líder da oposição Benny Gantz se retirou do órgão.