Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    No embarque de Lula para o Reino Unido, Alckmin deseja “Deus salve o presidente”

    Petista irá se reunir com o primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, além de participar da cerimônia de coroação do rei Charles III, no sábado (6)

    O vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB), cumprimenta Lula antes do embarque para o Reino Unido.
    O vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB), cumprimenta Lula antes do embarque para o Reino Unido. Ricardo Stuckert

    Da CNN

    No embarque do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para o Reino Unido na quinta-feira (4), o vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB), desejou que “Deus salve o presidente”.

    “God save the king! God save the president! O presidente Lula viaja ao Reino Unido para a coroação do Rei Carlos III e uma agenda bilateral de compromissos com o governo britânico. Até a volta, presidente”, escreveu Alckmin nas redes sociais.

    Lula chegou por volta das 7h40 (de Brasília) desta sexta-feira (5) em Londres, para participar da coroação do rei Charles III. O evento ocorrerá neste sábado (6), na Abadia de Westminster.

    O primeiro compromisso do presidente será às 13h, com o primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, para uma reunião bilateral, na sede do governo local.

    Entre os assuntos deve estar a defesa do meio ambiente e o enfrentamento das mudanças climáticas. O país europeu indicou que deseja participar do Fundo Amazônia, bem como poderá confirmar seu apoio a realização da COP-30 na cidade de Belém em 2025.

    A guerra da Ucrânia será outra das pautas discutidas. Os dois têm visões distintas sobre o conflito no Leste Europeu. Os britânicos nutrem uma rivalidade anterior com a Rússia, sendo o segundo país que mais contribui com as tropas ucranianas, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.

    A administração de Sunak acredita que a paz terá mais chances de ser alcançada com uma vitória da Ucrânia. O governo Lula, por sua vez, defende uma posição independente, com o fim da guerra sendo alcançado com o apoio de nações que não estejam diretamente envolvidas, como, por exemplo, com sua ideia de criação do “G20 da paz“.

    O comércio também será tema. Os britânicos estão na 20ª posição entre os parceiros comerciais do Brasil. Conforme dados do Ministério da Indústria e Comércio, a balança comercial entre os dois países movimentou apenas US$ 6,45 bilhões. Um acordo para o fim da bitributação pode estar no radar.

    Às 14h, o presidente Lula participará de uma recepção oferecida pela Família Real no Palácio de Buckingham, no centro de Londres.

    Acompanhe em tempo real todas as notícias sobre a coroação do Rei Charles III no site da CNN e pela TV. Haverá programação especial, com mais 10 horas de cobertura.

    (Publicado por Lucas Schroeder, com informações de Américo Martins, Tiago Tortella e Leonardo Rodrigues, da CNN)