Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Nos EUA, voo é desviado após piloto fora de serviço tentar desligar motores do avião

    Motores não chegaram a ser desativados, disse a companhia aérea

    Avião da Alaska Airlines se prepara para pousar no aeroporto internacional de Vancouver
    Avião da Alaska Airlines se prepara para pousar no aeroporto internacional de Vancouver Reuters

    David Shepardsonda Reuters

    Um voo 2059 da Alaska Airlines, com destino a San Francisco, teve de ser desviado para Portland, Oregon, após um piloto fora de serviço dentro da cabine de comando tentar desativar os motores da aeronave, segundo a empresa aérea.

    A Administração Federal de Aviação (FAA, em inglês) disse às companhias aéreas que o indivíduo tentou desativar os motores do jato regional Embraer 175 ao acionar o sistema de supressão de incêndio e acrescentou que a tripulação conseguiu remover o indivíduo da cabine de comando. Os motores não chegaram a ser desativados, disse a Alaska.

    Joseph David Emerson, de 44 anos, foi autuado por 83 acusações de tentativa de homicídio e de colocar um avião em perigo, segundo informações do Gabinete do Xerife do Condado de Multnomah.

    Um banco de dados de pilotos da FAA mostra que Emerson estava listado como piloto certificado e recebeu autorização médica no mês passado. É comum que os pilotos fora de serviço sentem-se em assentos auxiliares para voltar para casa ou para uma futura missão de voo.

    Áudio publicado pelo LiveATC revela que, no momento em que a situação foi controlada, o piloto avisou ao controle de trafego aéreo: “Não parece que ele esteja causando qualquer problema na retaguarda. Queremos que os agentes da lei estejam presentes assim que chegarmos ao solo e estacionarmos”.

    A FAA disse às companhias aéreas que o incidente “não está conectado de forma alguma aos eventos mundiais atuais”, mas disse que “é sempre uma boa prática manter a vigilância”.

    A Alaska Airlines disse que todos os passageiros a bordo puderam viajar a seus destinos em um voo posterior.