Novo presidente da Bolívia convida María Corina para cerimônia de posse

Novo líder eleito no país disse que gostaria de fortalecer laços com a ganhadora do Nobel da Paz e líder da oposição na Venezuela

Da Reuters
Candidato presidencial da Bolívia pelo Partido Democrata Cristão (PDC), Rodrigo Paz, durante entrevista coletiva
Candidato presidencial da Bolívia pelo Partido Democrata Cristão (PDC), Rodrigo Paz, durante entrevista coletiva  • Jorge Mateo Romay Salinas/Anadolu via Getty Images
Compartilhar matéria

O novo presidente da Bolívia, Rodrigo Paz, conversou por telefone nesta segunda-feira (20) com a venezuelana ganhadora do Prêmio Nobel da Paz, María Corina Machado, para convidá-la para sua cerimônia de posse que acontecerá no dia 8 de novembro.

Em uma chamada de vídeo, Paz disse que gostaria de ter a presença de Corina:

"Se tudo correr bem, no dia 8 de novembro será a posse, e hoje começaremos a coordenação. Adoraria ver você aqui e ver como podemos nos ajeitar aqui para que você esteja presente e fortaleça os laços."

Paz, do partido Democrata Cristão, venceu o segundo turno presidencial no domingo (19), derrotando o rival conservador Jorge "Tuto" Quiroga, enquanto a pior crise econômica do país em uma geração ajudou a impulsionar o fim de quase duas décadas de governo esquerdista.

A vitória do senador de 58 anos marca uma mudança histórica para o país sul-americano, governado quase continuamente desde 2006 pelo MAS (Movimento ao Socialismo) da Bolívia, que antes contava com apoio esmagador da maioria indígena do país.

O novo presidente obteve 54,5% dos votos, superando os 45,5% de Quiroga, de acordo com os primeiros resultados do tribunal eleitoral da Bolívia.

Mesmo com a vitória, o partido de Paz não detém a maioria na legislatura do país, o que o forçará a formar alianças para governar de forma eficaz.