Número de crianças migrantes sob custódia dos EUA cresce rapidamente

Havia mais de 18 mil crianças sob custódia do governo dos país norte-americano na quinta-feira. Eram cerca de 17 mil na quarta

Foto: Alfândega e da Proteção de Fronteiras dos Estados Unidos

Geneva Sands, da CNN Internacional

Ouvir notícia

 O número de crianças migrantes desacompanhadas sob custódia dos Estados Unidos está crescendo rapidamente. De acordo com dados do governo, na quinta-feira (25) havia mais de 18 mil crianças sob custódia do governo dos país norte-americano. Eram cerca de 17 mil na quarta-feira. 

O Departamento de Segurança Interna divulga dados do dia anterior, uma prática que começou nesta semana após a crescente pressão por mais transparência.

Os dados mostram que mais crianças foram colocadas sob custódia da Alfândega e da Proteção de Fronteiras (CBP, na sigla em inglês) do que foram transferidas para os cuidados do Departamento de Saúde e Serviços Humanos. Na quinta-feira, 605 crianças foram presas e colocadas sob custódia da CBP e apenas 388 foram transferidas.

A administração Biden tem lutado para transferir as crianças rapidamente das instalações da CBP, que não foram projetadas para crianças, para os cuidados de saúde mais adequados.

Na manhã desta sexta-feira, o tempo médio que as crianças passam sob custódia da Patrulha de Fronteira era de cerca de 90 horas, disse um oficial da Patrulha da Fronteira, mas há momentos em que a espera é de mais de 100 horas – mais do que o limite legal de 72 horas.

“Precisamos acelerar a transferência dessas crianças de nossa custódia para a custódia deles (saúde)”, disse o oficial.

 

Mais Recentes da CNN