Número de mortos por coronavírus dispara na Itália e chega a 366
País confirmou 1.492 casos e 133 mortes em um só dia

O número de mortos pelo coronavírus na Itália foi de 233 a a 366 em um só dia, segundo dados oficiais divulgados neste domingo (8). Os casos confirmados também foram de 5.883 para 7.375 — um aumento de mais de 25%.
Mais cedo, o país ampliou a área de quarentena na região norte, restringindo a entrada e saída de pessoas de 14 províncias, incluindo cidades como Milão e Veneza, em uma tentativa de conter o surto da nova doença.
O primeiro-ministro, Giuseppe Conte, afirmou que ninguém pode se locomover entre essas áreas, ou dentro delas, a não ser que comprovem motivos relacionados a trabalho ou problemas de saúde. Licenças foram canceladas para profissionais da área médica.
"Estamos enfrentando uma emergência nacional. Escolhemos desde o começo tomar o caminho da verdade e da transparência e agora estamos nos mexendo com lucidez e coragem, com firmeza e determinação", disse Conte nesta madrugada. "Temos que limitar a disseminação do vírus e evitar que nossos hospitais fiquem sobrecarregados.".
A Itália foi impactada com mais força pela epidemia do que qualquer outro lugar da Europa até agora. É o terceiro país com mais casos confirmados, atrás somente da Coreia do Sul (7.134) e da China (80.859), epicentro do vírus.
Mais de 100 mil casos pelo mundo
De acordo com os dados mais recentes da OMS (Organização Mundial da Saúde), atualizados na manhã deste domingo, o número de infectados pelo coronavírus chegou a 105.523 em todo o mundo.
O surto atingiu 101 países e territórios em todo o globo, espalhando-se por todos os continentes, exceto a Antártida.
No Brasil, foram confirmados 20 pacientes, nos estados de São Paulo (13), Rio de Janeiro (3), Espírito Santo (1), Bahia (2) e no Distrito Federal (1).
(Com informações da Reuters)