Nunca houve acidente de segurança com a Huawei, diz Embaixada da China

Suspeitas contra a empresa de 5G levantadas pelos EUA foram feitas sem provas, afirma ministro-conselheiro da Embaixada da China no Brasil, Qu Yuhui

Lourival Sant'Anna entrevista Qu Yuhui
Lourival Sant'Anna entrevista Qu Yuhui Reprodução

Asdrúbal Figueiróda CNN

em São Paulo

Ouvir notícia

O ministro-conselheiro da Embaixada da China no Brasil, Qu Yuhui, disse em entrevista exclusiva à CNN Brasil que nunca houve nenhum acidente de segurança com equipamentos da Huawei.

Qi Yuhui afirma que as suspeitas levantadas pelos Estados Unidos de que os equipamentos de 5G da empresa chinesa estariam sujeitos à interferência do governo da China foram feitas sem provas.

Nesta semana, o ministro das Comunicações, Fábio Faria, disse que a fabricante chinesa Huawei não teria interesse em participar do leilão do 5G, a ser realizado neste semestre. O ministro afirmou que outras empresas, como as europeias Nokia e Ericsson, têm mais experiência com operação em redes privativas do governo — uma rede de comunicações exclusiva para órgãos públicos.

Afeganistão

O ministro-conselheiro da China também confirmou que a China vem mantendo conversas com vários lados no Afeganistão, inclusive com o grupo islâmico Talibã – que retomou a capital do país 20 anos após ser desalojado do poder pelos Estados Unidos.

Assista acima à íntegra da entrevista. 

Tópicos

Mais Recentes da CNN