Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    O que se sabe sobre a situação de Bakhmut, cidade disputada por Ucrânia e Rússia

    CNN não pode verificar de forma independente o campo de batalha; a verificação da conjuntura se baseia em informações de autoridades.

    Os presidentes Volodymyr Zelensky (e) e Vladimir Putin (d).
    Os presidentes Volodymyr Zelensky (e) e Vladimir Putin (d). Reprodução/CNN

    Da CNN

    O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou na cúpula do G7, neste domingo (21), que seus soldados ocupam Backhmut. No sábado (20), o Grupo Wagner disse ter assumido controle da região.

    Veja o que se sabe sobre a situação de Bakhmut. A CNN não pode verificar de forma independente o campo de batalha; a apuraçaõ da conjuntura se baseia em informações de autoridades.

    Zelensky alega controle

    O líder ucraniano diz que seus soldados ainda estão em Bakhmut. “Bakhmut não está ocupada pela Federação Russa hoje. Não há duas ou três interpretações dessas palavras”, disse ele ao participar do G7 no Japão no domingo.

    Parabéns de Putin

    O presidente russo, Vladimir Putin, enquanto isso, saudou Wagner pela “conclusão da operação para libertar” Bakhmut. O Ministério da Defesa de Moscou ecoou os elogios do presidente, declarando vitória na cidade.

    Comandante admite perdas

    Um membro de alto escalão do exército ucraniano admtiu que a Rússia controla parte significante de Bakhmut. No entanto, a mesma fonte afirma que a Ucrânia está fazendo avanços nas margens da cidade e em outras áreas das imediações.

    Símbolo de Bakhmut

    Bakhmut está localizada no nordeste da região de Donetsk, na Ucrânia, a cerca de 21 quilômetros da região de Luhansk, e há muito tempo é alvo das forças russas. Se confirmada, a captura de Bakhmut pela Rússia marcaria o primeiro ganho do país em meses.

    Publicado por Danilo Moliterno, da CNN, com informações da CNNi.