Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    O que se sabe sobre o terremoto que devastou Mianmar e Tailândia

    Tremor de magnitude 7,7 deixou mortos e desaparecidos

    Da Reuters

    Um forte terremoto de magnitude 7,7 atingiu Mianmar e a Tailândia, no Sudeste Asiático, nesta sexta-feira (28), causando mortes nos dois países.

    Um arranha-céu em construção desabou em Bangkok, capital tailandesa, prédios e pontes em Mianmar também foram destruídos, as nações declararam estado de emergência.

    Pelo menos 144 pessoas morreram em Mianmar, segundo a TV estatal e oito na Tailândia, conforme autoridades.

    O governador de Bangkok, Chadchart Sittipunt, disse que houve três mortes no terremoto. Ele alertou sobre possíveis tremores secundários, mas pediu que as pessoas se acalmassem e afirmou que a situação estava amplamente sob controle.

    Equipes de resgate tailandesas estão tentando libertar 81 pessoas ainda presas nos escombros de um prédio que desabou em Bangkok, declarou um vice-primeiro-ministro nesta sexta-feira.

    O ministro da Defesa tailandês, Phumtham Wechachai, declarou aos repórteres que três pessoas foram confirmadas mortas.

    Prédio desaba em Bangkok, Tailândia, após terremoto. • Reprodução/Redes Sociais

    O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) disse que o terremoto, que ocorreu na hora do almoço, começou a uma profundidade de 10 km.

    O epicentro foi a cerca de 17,2 km da cidade de Mandalay, em Mianmar, que fica a 270 km de distância da capital Naipidau, e tem uma população de cerca de 1,5 milhão de pessoas.

    Um forte tremor secundário e vários outros mais moderados seguiram o primeiro evento.

    A junta militar de Mianmar confirmou que a nação está enfrentando várias fatalidades e ferimentos após o terremoto.

    “Várias pessoas feridas” estão em hospitais no centro de Sagaing e Mandalay perto do epicentro, bem como na capital Naipidau, relatou a MRTV, mídia estatal do país.

    Esses hospitais precisam de sangue “portanto, doadores são solicitados a contatar imediatamente os respectivos hospitais”, comunicou a MRTV.

    Importante cidade religiosa

    Os militares tomaram o poder em um golpe de 2021 que levou a nação a um conflito.

    Mandalay é a antiga capital real de Mianmar e está no centro do coração budista do país. Postagens nas redes sociais mostraram prédios desabados e destroços espalhados pelas ruas da cidade. A Reuters não conseguiu verificar as postagens imediatamente.

    O meio de comunicação local Myanmar Now publicou imagens mostrando uma torre de relógio desabada e parte do muro do Palácio de Mandalay em ruínas.

    Uma testemunha na cidade, Htet Naing Oo, explicou à Reuters que uma casa de chá desmoronou com várias pessoas presas dentro. “Não conseguimos entrar”, relembrou ela. “A situação é muito ruim.”

    Motoristas recolhem pedaços de uma estrada danificada na capital de Mianmar, Naipidau, após o terremoto. • Getty Images

    Ao menos três pessoas morreram depois que um templo em Taungoo desabou parcialmente, contaram duas testemunhas à Reuters.

    “Estávamos rezando quando o tremor começou… Três morreram no local”, contou uma delas.

    A mídia local relatou que um hotel em Aung Ban, no estado de Shan, desmoronou em escombros, com um veículo, o Democratic Voice of Burma, relatando que duas pessoas morreram e 20 ficaram presas.

    Vídeos e imagens postados pela mídia mostraram um telhado com crateras em um mercado na capital, Naipidau. Testemunhas contatadas em Yangon, a maior cidade de Mianmar, contaram que muitas pessoas saíram correndo dos prédios.

    Medo em Mianmar

    Passageiros correram para se proteger no aeroporto de Mandalay, enquanto vários moradores disseram à agência de notícias Reuters que testemunharam o desabamento de prédios.

    A cidade, um importante centro de negócios, abriga vários mosteiros históricos vitais para a vida espiritual da maioria budista de Mianmar.

    Tremores sentidos na China

    Usuários chineses de redes sociais nas províncias de Yunnan e Guangxi, que fazem fronteira com Mianmar, contaram que sentiram tremores após o terremoto.

    É provável que o impacto do terremoto tenha sido sentido na maioria da região montanhosa do Triângulo Dourado, que abrange partes de Mianmar, Tailândia e Laos.

    Tópicos