Obama deve declarar apoio a Kamala Harris em breve, diz fonte

Ex-presidente ainda não oficializou apoio à candidatura

Jim Acosta, da CNN
A vice-presidente Kamala Harris e o ex-presidente dos EUA Barack Obama participam de um evento na Casa Branca em 5 de abril de 2022  • Chip Somodevilla/Getty Images
Compartilhar matéria

Espera-se que o ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama apoie a vice-presidente, Kamala Harris, na corrida pela Casa Branca em breve, e sua equipe está em contato com a campanha, disse uma fonte à CNN.

Obama e Harris, a provável candidata democrata, têm mantido contato regularmente, e ele está servindo como ressoador para ela, como tem feito ao longo dos 20 anos em que se conhecem, disse a fonte.

Obama, que não apoiou Harris imediatamente após o anúncio do presidente Joe Biden no domingo (21) de que não buscaria a reeleição, acreditava que era importante para o Partido Democrata ter um processo legítimo através do qual os delegados selecionassem seu novo candidato, e ele acha que Harris está tendo um começo impressionante, disse a fonte.

A notícia do esperado apoio de Obama foi relatada pela primeira vez pela NBC News.

Em relação à declaração de Obama no domingo, um conselheiro disse à CNN que o ex-presidente estava adotando a mesma abordagem que fez nas primárias democratas de 2020, observando de perto com a intenção de poder unificar o partido quando um candidato for escolhido – seja Harris ou outra pessoa.

A declaração de Obama pretendia manter o foco em Biden no dia em que ele anunciou que não buscaria mais um segundo mandato, disse o conselheiro.

O ex-presidente apoiou a campanha de reeleição de Biden ao participar de vários eventos de arrecadação de fundos que levantaram milhões de dólares, além de participar de conversas moderadas com Biden e enviar mensagens incentivando os apoiadores a contribuir como parte dos esforços de arrecadação de fundos.

Os democratas têm agido rapidamente no processo de nomeação de Harris, já que o partido adotou na quarta-feira (24) as regras que usarão para escolher seu candidato presidencial, com a votação para nomear Harris oficialmente provavelmente começando em 1º de agosto.

As regras preveem votos cerimoniais para presidente e vice-presidente, bem como votação na plataforma do partido, durante a convenção democrata, que está marcada para acontecer em Chicago, de 19 a 22 de agosto. Embora a votação presidencial cerimonial seja conduzida por votação nominal, a votação para vice-presidente provavelmente será uma votação verbal. Harris ainda não selecionou um companheiro de chapa.

Esse conteúdo foi publicado originalmente em
inglêsVer original