Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Objeto voador abatido pelos EUA voava a 20 mil pés e tinha formato octogonal

    Pentágono abateu objeto perto do lago Huron, um dos cinco Grandes Lagos; embora não haja nenhuma indicação de que ele tenha capacidade de vigilância, isso ainda não foi descartado

    Objeto voador foi abatido próximo do lago Huron, um dos cinco Grandes Lagos, entre o estado americano de Michigan e a província canadense de Ontário.
    Objeto voador foi abatido próximo do lago Huron, um dos cinco Grandes Lagos, entre o estado americano de Michigan e a província canadense de Ontário. Mara Koenig/USFWS

    Natasha BertrandArlette SaenzPhil Mattinglyda CNN

    O objeto abatido neste domingo (12) por caças dos EUA estava voando a 20 mil pés sobre a Península Superior de Michigan e prestes a passar pelo Lago Huron quando foi neutralizado, disse um alto funcionário do governo à CNN.

    O objeto tinha a forma de um octógono com cordas penduradas e nenhuma carga perceptível, de acordo com o oficial e outra fonte informada sobre o assunto.

    Embora os Estados Unidos não tenham nenhuma indicação de que o objeto tenha capacidade de vigilância, isso ainda não foi descartado.

    O objeto foi detectado pela primeira vez pelo Comando de Defesa Aeroespacial da América do Norte (NORAD, na sigla em inglês) e pelo Comando do Norte dos EUA sobre Montana (NORTHCOM, na sigla em inglês), na noite de sábado (11), e aviões de caça foram enviados para investigar, disse o alto funcionário do governo.

    Na época, esses aviões não identificaram nenhum objeto para correlacionar com os acertos do radar, o que levou o NORAD e o NORTHCOM a acreditar que era uma anomalia.

    Mas no domingo, as autoridades de defesa readquiriram o contato do radar e detectaram o objeto voando sobre Wisconsin e depois sobre Michigan – perto do lago Huron.

    O caminho do objeto e sua altitude levantaram preocupações de que ele pudesse representar uma ameaça para aeronaves civis, mas não representava uma ameaça militar para ninguém no solo, disse o oficial.

    O presidente Joe Biden ordenou que o objeto fosse abatido.

    A CNN informou inicialmente que o objeto foi abatido no Lago Huron com base no que as fontes disseram à CNN e em um tweet público do deputado Jack Bergman.

    Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

    versão original