OMS não enviará equipes de ajuda a Tonga para evitar risco de levar Covid-19

País é um dos poucos livres do coronavírus no mundo, relatando apenas um único caso em outubro de 2021

Tonga sofreu enorme erupção vulcânica submarina no sábado (15)
Tonga sofreu enorme erupção vulcânica submarina no sábado (15) Forças de Defesa da Nova Zelândia/Getty Images

Teele Rebaneda CNN

Ouvir notícia

A Organização Mundial da Saúde (OMS) não enviará equipes internacionais de ajuda a Tonga devido ao risco de trazer o coronavírus para a comunidade, disse à CNN o gerente de incidentes do Pacífico Covid-19 da OMS, Sean Casey, nesta quarta-feira (19).

Casey, que está baseado em Fiji, declarou à CNN que a pista do principal aeroporto internacional de Tonga foi limpa de cinzas após uma enorme erupção vulcânica submarina perto da nação insular no sábado (15), com três mortos até o momento, de acordo com seu colega em Tonga, Dr. Yutaro Setoya.

Tonga é um dos poucos países livres da Covid no mundo. Ele relatou seu primeiro caso –o único da pandemia, segundo dados da OMS e da Universidade Johns Hopkins– em outubro de 2021, estimulando um bloqueio.

“Alguns dos últimos países do mundo que não têm Covid estão no Pacífico, e eles usaram o tempo que estavam livres de Covid para vacinar sua população e preparar seus sistemas de saúde”, disse Casey, acrescentando que atualmente todos os viajantes que chegam, incluindo trabalhadores humanitários, são obrigados a ficar em quarentena por três semanas.

“Temos muitos desastres naturais nesta parte do mundo e você não quer ter que lidar com várias emergências ao mesmo tempo, se isso puder ser evitado”, acrescentou.

De acordo com avaliações da OMS, os suprimentos mais necessários incluem ferramentas de telecomunicações, como telefones por satélite, equipamentos de saneamento de água e materiais para reparar e construir abrigos.

De acordo com Casey, os desafios de comunicação em Tonga são alguns dos piores que ele já viu. A Internet continua inoperante e o serviço de celular nas ilhas fora da capital Tongatapu continua severamente interrompido, disse ele.

“Todo mundo em Tonga, cada família na cidade, é afetado por isso. Esse é sempre o caso no Pacífico. Os números parecem muito pequenos, mas o impacto proporcionalmente em um país muito pequeno é enorme”, afrimou Casey.

Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

versão original

Mais Recentes da CNN