Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Onda de calor no Reino Unido: Temperatura atinge 38°C em condado na Inglaterra

    Na terça-feira (19), espera-se que o dia seja ainda mais quente; previsão é que os termômetros ultrapassem 40º Celsius

    Sana Noor HaqZahid Mahmoodda CNN

    A Grã-Bretanha está enfrentando condições climáticas extremas nesta segunda-feira (18). Na sexta-feira (15), o Met Office emitiu seu primeiro alerta vermelho para “calor extremo” devido às altas temperaturas.

    Nesta segunda, a temperatura atingiu 38,1 graus em Santon Downham, em Suffolk, no leste da Inglaterra.

    Na terça-feira (19) “espera-se que o dia seja ainda mais quente”, de acordo com a CEO do Met Office, Penelope Endersby.

    “É amanhã que realmente veremos a maior chance de registrar 40º Celsius e temperaturas acima disso”, disse Penelope à rádio BBC.

    “Até acima disso. 41ºC não está fora de cogitação. Temos até algumas previsões de 43º no nosso modelo, mas esperamos que não fique tão calor assim.”

    A CEO disse que, embora não sejam esperadas temperaturas extremas além de terça-feira, o Met Office estará monitorando a possibilidade de uma seca nos próximos meses.

    “Esperamos uma grande queda na temperatura durante a noite na quarta-feira — uma queda de 10º ou 12º em relação aos dias anteriores”, apontou ela, acrescentando: “Considerando os dois dias que passamos, nossa atenção está se voltando para a chance de um período de seca. Estamos analisando quando veremos qualquer pingo chuva, e não estamos vendo nenhuma precipitação significativa se aproximando.”

    O professor da Universidade de Oxford, Myles Allen, alertou que mais uma onda de calor será inevitável se a humanidade não reduzir suas emissões de carbono.

    “Este não é um novo normal porque estamos apenas em uma tendência de temperaturas cada vez mais quentes”, disse Allen à CNN nesta segunda-feira.

    A solução, segundo o professor, é uma mudança radical em todo o setor de energia.

    É improvável que empresas individuais mudem seus modelos de negócios unilateralmente devido a preocupações com a perda de competitividade com os rivais, apontou.

    “Tem que ser uma regulamentação da indústria como um todo”, afirmou Allen.

    Tópicos