Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    ONU afirma que suspensões de financiamento vão interromper trabalho em todo o Oriente Médio

    Reserva de dinheiro deve durar apenas até o final de fevereiro

    Bandeira da ONU hasteada durante evento do Conselho dos Direitos Humanos na sede da organização em Geneva, Suíça.
    Bandeira da ONU hasteada durante evento do Conselho dos Direitos Humanos na sede da organização em Geneva, Suíça. REUTERS/Denis Balibouse

    Tim Lister, Ibrahim Dahman e Amir Talda CNN

    Depois de cerca de 20 países suspenderem o financiamento de 440 milhões de dólares para a Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina (URNWA), as necessidades humanitárias da população de Gaza irão provavelmente piorar, disse a principal agência de assistência em Gaza

    “Se o financiamento continuar suspenso, muito provavelmente seremos obrigados a encerrar as nossas operações até ao final de fevereiro, não só em Gaza mas também em toda a região”. afirmou o Comissário-Geral da UNRWA, Philippe Lazzarini, na quinta-feira.

    Para relembrar: A UNRWA também presta assistência aos refugiados Palestinos em outras regiões do Oriente Médio.

    Cerca de 6 milhões de refugiados palestinos estão registados nos serviços das Nações Unidas. Os Palestinos que foram deslocados em 1948, bem como os descendentes de refugiados palestinos homens e as crianças, podem se beneficiar do apoio da UNRWA, a agência das Nações Unidas foi criada para apoiar os refugiados palestinos.

    Vários países anunciaram a sua decisão de suspender o financiamento a agência depois que Israel acusou alguns funcionários da UNRWA de envolvimento nos ataques de 7 de outubro.

    A UNRWA despediu vários funcionários após as alegações e lançou uma investigação, prometendo que qualquer pessoa envolvida nos ataques de 7 de outubro será responsabilizada ” inclusive por meio de processo criminal”, se for considerada responsável.

    Mas para além das alegações dos últimos dias, Israel tem problemas de longa data com a UNRWA.

    A suspensão do financiamento levantou dúvidas sobre o destino dos 5,9 milhões de refugiados que a agência serve.

    Este conteúdo foi criado originalmente em Internacional.

    versão original