Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    ONU diz não estar em posição de confirmar queda de avião na Rússia

    Aeronave caiu na cidade Rússia de Belgorod na quarta-feira e iniciou uma guerra de narrativas entre Rússia e Ucrânia.

    Integrantes do Conselho de Segurança da ONU votam durante reunião sobre o conflito entre Israel e Hamas
    Integrantes do Conselho de Segurança da ONU votam durante reunião sobre o conflito entre Israel e Hamas David 'Dee' Delgado/Reuters (15.out.23)

    Da Reuters

    O Conselho de Segurança das Nações Unidas se reuniu na quinta-feira (25) a pedido da Rússia para discutir a queda do avião. A ONU não está em condições de verificar as circunstâncias do acidente, disse a chefe de assuntos políticos da ONU, Rosemary DiCarlo, ao conselho.

    “O que está claro é que o caso ocorreu no contexto da invasão da Ucrânia pela Rússia e da guerra em curso”, disse ela. “Para evitar uma nova escalada, pedimos a todos os envolvidos a se absterem de ações, retóricas ou alegações que possam alimentar ainda mais o já perigoso conflito”.

    A Ucrânia disse que abriu a sua própria investigação sobre uma potencial violação das regras da guerra.

    O presidente Volodymyr Zelenskiy disse na quarta-feira que era necessário maior clareza, especialmente no que diz respeito a quem estava a bordo, e acusou a Rússia de “brincar com a vida dos prisioneiros ucranianos”.

    A Rússia tem acesso exclusivo ao local do acidente, onde imagens de TV mostraram destroços espalhados por campos nevados. A agência de notícias estatal TASS disse que as caixas pretas do avião foram recuperadas e que seriam levadas a Moscou para análise.