Ouça áudio em que María Corina confirma ida para a Noruega

Líder da oposição da Venezuela enfrenta proibição de viagem imposta por autoridades do país e vive escondida há mais de um ano

Mussab Al-Khairalla e Anita Kobylinska, da Reuters
Compartilhar matéria

A ganhadora do Prêmio Nobel da Paz, María Corina Machado, disse nesta quarta-feira (10) que estava a caminho de Oslo, capital da Noruega, após sua filha receber a premiação em nome dela no país.

"Estarei em Oslo, estou a caminho de Oslo neste momento", disse Machado ao presidente do Comitê Nobel, Joergen Watne Frydnes, em uma gravação de áudio divulgada pelo Instituto Nobel da Noruega nesta quarta-feira.

A líder da oposição, de 58 anos, deveria receber o prêmio na Prefeitura de Oslo, na presença do Rei Harald, desafiando uma proibição de viagem imposta pelas autoridades da Venezuela, que já durava uma década, e após passar mais de um ano escondida.

Não ficou claro de onde ela estava ligando. O prêmio foi recebido pela filha da ganhadora, Ana Corina Sosa.

Anteriormente, seus representantes disseram: “Confirmamos que ela não comparecerá à cerimônia do Nobel, mas estamos otimistas quanto à sua participação nos demais eventos do dia”.

Os organizadores disseram em um comunicado que ela “fez tudo ao seu alcance para comparecer à cerimônia de hoje”, mas que “sua jornada envolveu extremo perigo”.

O informe acrescentou: “Embora ela não possa comparecer à cerimônia ou aos eventos de hoje, estamos profundamente aliviados em confirmar que ela está segura e se juntará a nós em Oslo.”

María Corina recebeu a homenagem por sua "incansável defesa dos direitos democráticos na Venezuela e “por sua luta para alcançar uma transição justa e pacífica da ditadura para a democracia”, afirmou o Comitê Norueguês do Nobel.