Papa Francisco cancela reuniões devido a gripe leve, diz Vaticano
Pontífice tem viagem agendada para o final da semana
O Papa Francisco cancelou seus compromissos agendados para esta segunda-feira (23) devido a uma gripe leve, informou o Vaticano em comunicado.
A Santa Sé afirmou que o pontífice, de 87 anos, tomou a decisão como medida de precaução, tendo em vista uma viagem planejada de quatro dias a Luxemburgo e à Bélgica no final desta semana, mas não deu mais detalhes.
Francisco deve iniciar a viagem, sua 46ª visita ao exterior como papa, na quinta-feira (26). Isso acontece menos de duas semanas após ele retornar de uma exigente viagem de 12 dias por quatro países do Sudeste Asiático e da Oceania.
Francisco usa regularmente uma cadeira de rodas devido a dores nos joelhos e nas costas. Ele também sofreu com problemas de saúde nos últimos anos.
No início deste ano, ele cancelou vários compromissos devido ao que o Vaticano descreveu como resfriado, bronquite e gripe.
O papa parecia estar bem durante a viagem para a Indonésia, Papua-Nova Guiné, Timor-Leste e Singapura. Ele manteve uma agenda lotada, encabeçando mais de 40 eventos, e percorreu um total de quase 33 mil km.
Durante a ida a Luxemburgo e Bélgica, Francisco deve destacar as necessidades dos migrantes na Europa e incluir um encontro com sobreviventes de abusos do clero católico.
A agenda do pontífice será mais leve do que a da viagem ao Sudeste Asiático e Oceania, participando de cerca de uma dúzia de eventos ao longo de quatro dias.