Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Papa Francisco parece estar melhor de saúde antes de programação agitada da Páscoa

    Pontífice de 87 anos leu na íntegra os textos preparados para sua audiência semanal, em vez de delegar a um assessor a leitura da maior parte deles

    Papa Francisco no Vaticano
    Papa Francisco no Vaticano 27/3/2024 REUTERS/Remo Casilli

    Alvise Armellinida CNN

    na Cidade do Vaticano

    O papa Francisco, cuja saúde frágil tem sido uma fonte crescente de preocupação nas últimas semanas, parecia estar em melhor forma nesta quarta-feira (27), antes de uma agenda movimentada na semana da Páscoa.

    O pontífice de 87 anos leu na íntegra os textos preparados para sua audiência semanal, em vez de delegar a um assessor a leitura da maior parte deles, como havia feito nas quatro semanas anteriores, e fez alguns comentários improvisados.

    Francisco fez novos apelos pela paz na Ucrânia e no Oriente Médio e cumprimentou publicamente dois homens na plateia, um israelense e um palestino, que perderam filhas no longo conflito israelense-palestino.

    Ele os descreveu como dois amigos “que se amam e que passaram pela mesma crucificação”.

    A mídia do Vaticano os chamou de Bassam Aramin e Rami Elhanan, do Parents Circle – Families Forum (PCFF), um grupo israelense-palestino que reúne parentes de vítimas do conflito.

    A filha de Aramin, Abir, de 10 anos, foi mortalmente ferida por um policial de fronteira israelense em 2007, enquanto a filha de Elhanan, Smadar, foi morta por um homem-bomba palestino em 1997, pouco antes de completar 14 anos.

    O papa, que está em contato telefônico diário com uma paróquia católica em Gaza, também escreveu uma carta aberta aos católicos do Oriente Médio, expressando compaixão por “seus sofrimentos e suas lutas, particularmente no decorrer desses últimos meses”.

    O papa vinha sofrendo com o que foi descrito como resfriado, bronquite e gripe por mais de um mês, o que o levou a limitar o discurso público, cancelar algumas reuniões e visitar um hospital para exames médicos.

    As preocupações com sua condição foram renovadas há três dias, quando ele faltou à homilia em uma cerimônia de Domingo de Ramos na Praça de São Pedro.

    O pontífice deve presidir uma série de eventos religiosos e cerimônias que antecedem a Páscoa no domingo, incluindo um ritual de lava-pés em uma prisão feminina em Roma na quinta-feira.

    Francisco, que também tem mobilidade restrita devido a um problema no joelho, chegou à sala de audiências na quarta-feira andando com uma bengala, em vez da cadeira de rodas que às vezes usa.

    Ele parecia bem-humorado ao dizer aos fiéis que o evento havia sido transferido para um local fechado no último minuto, forçando multidões a se deslocarem da Praça de São Pedro, devido ao tempo chuvoso.

    “É verdade que vocês ficarão um pouco apertados, mas pelo menos não estaremos molhados”, disse ele.