Papa Francisco pede que o trigo da Ucrânia não seja usado como arma de guerra

Pontífice fez apelo para que a guerra não deixe que as populações mais pobres passem fome por causa do bloqueio das exportações

Papa Francisco durante audiência geral semanal no Vaticano
Papa Francisco durante audiência geral semanal no Vaticano Remo Casilli/Reuters

Lucas Rochada CNN

em São Paulo

Ouvir notícia

O Papa Francisco fez um apelo, nesta quarta-feira (1º), à comunidade internacional para o desbloqueio de grãos retidos, devido à guerra, nos portos da Ucrânia.

“É muito preocupante o bloqueio das exportações do trigo da Ucrânia, do qual dependem as vidas de milhões de pessoas, especialmente dos países mais pobres. Dirijo um forte apelo para que sejam feitos todos os esforços para resolver esta questão e para garantir o direito humano universal à alimentação. Por favor, que o trigo, um alimento básico, não seja usado como arma de guerra”, disse Francisco no final da audiência geral desta quarta-feira.

A Ucrânia é um dos maiores produtores mundiais do trigo, produto alimentar primário.

Aumento no preço do trigo

Um levantamento da consultoria MLB obtido pela CNN mostra que o preço do trigo no Brasil disparou 130% entre janeiro de 2020 e abril de 2022.

O salto no preço foi provocado por uma combinação de fatores que inclui a pandemia de Covid-19, a inflação das commodities e a guerra na Ucrânia, que tirou da mesa dois dos principais fornecedores desse mercado, a Rússia e a Ucrânia.

(Com informações de Pedro Duran, da CNN, e do Vatican News)

Mais Recentes da CNN