Papa Leão XIV ora por vítimas do furacão Melissa e pede ação de autoridades

Fenômeno atingiu a Jamaica e chegou a Cuba nesta quarta-feira; ao menos sete pessoas morreram em países do Caribe

Cristino Corvino, da Reuters
Compartilhar matéria

O Papa Leão XIV expressou nesta quarta-feira (29) sua proximidade com as vítimas do furacão Melissa, que atingiu Cuba após causar devastação na Jamaica, sendo a tempestade mais forte já registrada a atingir a ilha caribenha.

“Asseguro a todos a minha proximidade, rezando por aqueles que perderam suas vidas, por aqueles que estão fugindo e pelas populações que, enquanto aguardam o desenrolar da tempestade, vivem horas de ansiedade e preocupação”, declarou o pontífice durante a audiência semanal no Vaticano.

Ele instou as autoridades civis a “fazerem todo o possível” para auxiliar os afetados e agradeceu às comunidades cristãs e organizações de voluntários por fornecerem ajuda e apoio emergenciais.

O furacão Melissa atingiu Cuba com a categoria 3 às 4h10 da manhã (horário de Brasília) desta quarta-feira (29), após passar pela Jamaica.

Espera-se que o sistema siga diretamente sobre o sudeste de Cuba nas próximas horas, levando ventos fortes, chuvas torrenciais e uma maré de tempestade com risco de vida, podendo chegar a 3,6 metros acima do nível normal do mar.

Até o momento, o Melissa é responsável por pelo menos sete mortes: três na Jamaica durante os preparativos para a tempestade, três no Haiti e uma na República Dominicana.