Paquistão retoma operações de resgate após mais de 300 mortes em enchentes

Chuvas torrenciais e inundações nesta temporada de monções mataram 657 pessoas em todo o país desde o final de junho

Mushtaq Ali, Asif Shahzad e Raju Gopalakrishnan, da Reuters
Compartilhar matéria

As autoridades do Paquistão retomaram os trabalhos de resgate nesta segunda-feira (18) no noroeste do país, onde enchentes repentinas mataram mais de 300 pessoas após fortes chuvas terem forçado a suspensão das operações por várias horas, informou uma autoridade governamental.

As fortes chuvas que começaram na sexta-feira (15) causaram mortes e destruição em vários distritos do norte, com a maioria das pessoas mortas em enchentes repentinas, segundo a Autoridade Nacional de Gestão de Desastres.

Em áreas montanhosas, as chuvas causaram inundações repentinas, bem como deslizamentos de lama e pedras que arrastaram casas, prédios, veículos e pertences.

O distrito de Buner, no noroeste do país, foi o mais atingido, com mais de 200 mortes registradas.

As fortes chuvas nas áreas afetadas pelas enchentes, incluindo Buner, forçaram as equipes de resgate a interromper os esforços de socorro por várias horas nesta segunda-feira (18), informou um funcionário do governo regional, Abid Wazir, à agência de notícias Reuters

“Nossa prioridade agora é limpar as estradas, construir pontes e levar socorro às pessoas afetadas”, disse ele.

Materiais de socorro foram enviados para as áreas afetadas, disse o Ministro da Informação, Attaullah Tarar, à emissora de televisão local Geo News.

Alimentos, remédios, cobertores, acampamentos, um gerador elétrico e bombas de drenagem estão incluídos nos suprimentos de socorro, informou a autoridade de gestão de desastres em um comunicado.

Buner, a três horas e meia de carro da capital Islamabad, foi atingida por uma tempestade, um fenômeno raro em que mais de 100 mm de chuva caem em uma hora em uma pequena área, segundo as autoridades.

No distrito, houve mais de 150 mm de chuva em uma hora na manhã de sexta-feira (15), disseram as autoridades.

Mais tempestades são esperadas em todo o Paquistão até o início de setembro, disseram as autoridades.

“O sistema climático atual está ativo na região do Paquistão e pode causar chuvas fortes a muito fortes nas próximas 24 horas”, informou a autoridade de gestão de desastres no domingo (17).

Chuvas torrenciais e inundações nesta temporada de monções mataram 657 pessoas em todo o Paquistão desde o final de junho, segundo a autoridade.