Parlamento de Israel votará aprovação de novo governo até 14 de junho

Sessão para deliberar sobre coalizão formada por Yair Lapid e Naftali Bennett será realizada nos próximos sete dias, de acordo com o presidente da Câmara

Parlamento de Israel votará até o dia 14 a aprovação da coalizão formada por Yair Lapid
Parlamento de Israel votará até o dia 14 a aprovação da coalizão formada por Yair Lapid Foto: Ronen Zvulun - 7.jun.2021/Reuters

Reuters

Ouvir notícia

O Parlamento de Israel votará a aprovação do novo governo, formado por oponentes do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, até a próxima segunda-feira (14), disse o presidente do Legislativo nesta segunda (7).

O líder da oposição centrista, Yair Lapid, formou uma coalizão com outros partidos destinada a destituir Netanyahu, que ocupa o cargo de premiê há 12 anos – o mais longevo no cargo na história do país.

“Uma sessão do Parlamento para estabelecer o governo será marcada dentro de sete dias, ou seja, até 14 de junho de 2021”, disse o presidente da Câmara, Yariv Levin, ao Parlamento.

“O anúncio a respeito de uma data para a sessão para estabelecer o 36º governo (de Israel) será transmitido aos membros do Parlamento.”

Naftali Bennett, político nacionalista que deve substituir Netanyahu pediu no domingo que ele “desista” e abandone quaisquer esforços para encorajar deserções da nova coalizão que possam atrapalhar sua posse.

Ele também pediu que Levin, um político leal a Netanyahu, não atrase e mantenha uma votação de confiança para a quarta-feira (9), para que o novo governo formado por partidos de esquerda, direita, centro e árabe possa tomar posse.

Se o governo Lapid-Bennett não conseguir obter a maioria no Parlamento, Israel provavelmente irá para sua quinta eleição em menos de dois anos, após uma votação inconclusiva em 23 de março culminada por este acordo de coalizão.

Mais Recentes da CNN