Partido social-democrata vence eleições da Alemanha, dizem resultados preliminares

Os resultados oficiais sobre quem governará a maior economia da Europa ainda devem levar semanas, tempo durante o qual o SPD iniciará as negociações de coalizão para formar o novo governo

Olaf Scholz, líder do partido social-democrata
Olaf Scholz, líder do partido social-democrata 26/6/2021 REUTERS/Christian Mang/Pool

Laura Smith-Parkda CNN

Ouvir notícia

O Partido Social-democrata (SPD) alemão, de centro-esquerda, conquistou o maior número de votos nas eleições federais da Alemanha, de acordo com o “Federal Returning Officer” (Der Bundeswahlleiter), responsável por supervisionar as eleições federais.

O SPD reivindicou uma vitória estreita sobre a União Democrática Cristã (CDU), o partido conservador de centro-direita apoiado pela chanceler Angela Merkel, de acordo com a Comissão Eleitoral Federal, mas seu sucessor não será decidido até que um acordo de coalizão seja negociado.

O site da Comissão Eleitoral Federal informou que o SPD obteve 25,7% dos votos, seguido pelo bloco CDU/CSU, que obteve 24,1%, e o Partido Verde, com 14,8% dos votos, após a contagem de todos os 299 “constituintes” ou os distritos eleitorais da Alemanha.

Os resultados oficiais sobre quem governará a maior economia da Europa ainda devem levar semanas, tempo durante o qual o SPD iniciará as negociações de coalizão para formar o novo governo. Merkel deixará o cargo após 16 anos, quando um sucessor surgir.

Tópicos

Mais Recentes da CNN