Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Pelo menos 30 tartarugas ameaçadas de extinção são encontradas feridas no Japão

    Tartarugas marinhas podem ficar presas e rasgar redes de pesca, o que faz com que pescadores locais usem força para retirá-las, segundo especialista

    Tartaruga-verde é vista no oceano
    Tartaruga-verde é vista no oceano Stringer/Anadolu Agency via Getty Images

    Emiko JozukaJesse Yeungda CNN

    Em Tóquio

    Pelo menos 30 tartarugas marinhas verdes ameaçadas de extinção foram encontradas na quinta-feira (14) com feridas no pescoço, perto da remota ilha japonesa de Kumejima, no sul da província de Okinawa.

    A polícia começou a investigar o caso na sexta-feira (15) passada depois que as tartarugas marinhas foram encontradas durante a maré baixa, de acordo com um policial da Delegacia de Polícia de Naha, em Okinawa.

    Algumas das tartarugas estavam sangrando e com a respiração fraca, disse o funcionário. Elas tinham feridas no pescoço causadas pelo que parecia ser uma lâmina.

    Ele acrescentou que o paradeiro das tartarugas é atualmente desconhecido, e é possível que elas tenham sido levadas pela maré.

    A polícia continua a investigar e está interrogando testemunhas, disse o funcionário.

    A área onde as tartarugas foram encontradas é seu habitat natural e está coberta de ervas das quais a espécie se alimenta, disse Yoshi Tsukakoshi, porta-voz do museu de tartarugas marinhas de Kumejima.

    Ele acrescentou que as tartarugas marinhas podem ficar presas nas redes colocadas pelos pescadores locais, e que podem ser consideradas um “incômodo” porque acabam as rasgando.

    “Alguns pescadores acham que as tartarugas comem todas as ervas marinhas antes que cresçam e isso impede que os peixes desovem na área”, disse Tsukakoshi.

    Todas as espécies de tartarugas marinhas são consideradas ameaçadas de extinção e estão na Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN). Elas são protegidos em todo o mundo, de acordo com o World Wide Fund for Nature (WWF), uma organização não governamental internacional.

    Mas elas estão sob crescente ameaça de fatores como desenvolvimento costeiro, pesca excessiva e captura acidental – quando as tartarugas são capturadas involuntariamente durante a pesca de outras espécies.

    Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

    versão original