Pelo menos metade dos principais doadores da UNRWA suspendem financiamento
Israel alega que alguns dos funcionários estiveram envolvidos no ataque de 7 de outubro


Pelo menos metade dos principais doadores governamentais da UNRWA, a agência de ajuda humanitária da ONU à Palestina, anunciaram que suspenderão o financiamento à organização depois de Israel ter alegado que alguns dos seus funcionários estiveram envolvidos no ataque de 7 de outubro.
Quem suspendeu os fundos
10 dos 20 principais doadores governamentais da UNRWA em 2022 estão entre aqueles que anunciaram que estão suspendendo os fundos: Estados Unidos, Alemanha, Suíça, Canadá, Holanda, Reino Unido, Itália, Austrália, França e Japão.
Decisão pendente
A Comissão Europeia disse na segunda-feira (29) que determinará as próximas decisões de financiamento após uma investigação sobre as alegações, acrescentando que nenhum financiamento adicional era devido à UNRWA até o final de fevereiro.
Quem continuará a financiar
Quatro dos 20 principais doadores da UNRWA – Noruega, Arábia Saudita, Turquia e Espanha – anunciaram que continuariam os pagamentos à agência.
Suécia, Dinamarca, Bélgica, Kuwait e Qatar são os cinco restantes da lista dos vinte maiores doadores da UNRWA. Eles não anunciaram se irão interromper ou continuar o financiamento.