Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Peru declara estado de emergência após onda de crimes tomar capital

    Assalto à mão armada terminou com morte de músico famoso e provocou indignação popular

    Marco Aquinoda Reuters

    O governo do Peru declarou estado de emergência na capital Lima nesta segunda-feira (17) e alocou soldados nas ruas para ajudar a reprimir a recente onda de violência na cidade.

    A morte do famoso músico Paul Flores na madrugada de domingo (16) provocou indignação popular, depois que o ônibus em que ele viajava foi alvo de tiros de assaltantes armados desconhecidos. Flores morreu depois de ser baleado, segundo a polícia.

    A onda de crimes, incluindo um salto nos esquemas de extorsão, levou a presidente Dina Boluarte a declarar que gostaria que os assassinos fossem condenados à pena de morte, embora o Peru só permita a execução de traidores condenados.

    O decreto de emergência de 30 dias aplica-se a Lima, bem como à província vizinha de Callao, e concede às autoridades poderes adicionais para mobilizar as Forças Armadas para combater o crime.

    Nos últimos anos, as autoridades peruanas declararam emergências quando a atividade criminosa ou a agitação social aumentou.

    As medidas tomadas pelo governo nesta segunda-feira seguem semanas de escalada da violência atribuída a grupos criminosos que frequentemente têm como alvo empresas, inclusive empresas de transporte, mesmo com as autoridades divulgando recentes prisões de gangues.

    Tópicos