Petroleiro russo chega a Cuba após autorização dos EUA, diz agência
Navio transportando combustível vindo da Rússia atraca no país caribenho após sinal verde do presidente americano Donald Trump, segundo Interfax

Um petroleiro russo, que transporta cerca de 100 mil toneladas de petróleo bruto, chegou a Cuba, informou a agência Interfax nesta segunda-feira (30), citando o Ministério dos Transportes da Rússia.
Segundo o ministério, o navio deve descarregar o combustível no porto de Matanzas.
Dados de monitoramento marítimo indicam que a embarcação navegava ao longo da costa norte do país após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sinalizar no domingo (29) uma mudança de postura em relação ao envio de petróleo à ilha.
Trump afirmou não ter “problema” com que qualquer país forneça combustível a Cuba.
O país depende da importação de óleo combustível e diesel para gerar energia e evitar novos apagões, enquanto a venda de gasolina segue rigidamente racionada.
Os Estados Unidos interromperam as exportações de petróleo da Venezuela para Cuba após a queda do presidente venezuelano Nicolás Maduro, em 3 de janeiro. Trump também havia ameaçado impor tarifas severas a países que enviassem petróleo à ilha.
Diante disso, o México, até então um dos principais fornecedores ao lado da Venezuela, suspendeu as remessas.
Como consequência, Cuba ficou cerca de três meses sem receber navios petroleiros, segundo o presidente Miguel Díaz-Canel, o que agravou a crise energética no país, que tem cerca de 10 milhões de habitantes.
A escassez levou a uma série de apagões em todo o território. Autoridades de saúde afirmam que a crise aumentou o risco de mortalidade entre pacientes com câncer, especialmente crianças.


