Pisoteamento em comício na Índia deixa 39 mortos e mais de 50 feridos
Evento político foi conduzido pelo ator Vijay, que atrai multidões
Pelo menos 39 pessoas morreram e mais de 50 ficaram feridas neste sábado (27) em uma tragédia causada por superlotação durante um comício realizado pelo ator Vijay, que está em campanha eleitoral, segundo informou o chefe de governo de Tamil Nadu.
O ministro-chefe MK Stalin disse que entre os 39 mortos no distrito de Karur, em Tamil Nadu, estavam oito crianças e 16 mulheres. O comício era do Tamilaga Vettri Kazhagam, partido fundado por Vijay.
Mais cedo, o deputado estadual Senthil Balaji informou à imprensa que 58 pessoas foram hospitalizadas.
Vijay atrai multidões
Vijay, um dos atores mais populares e rentáveis do cinema tâmil nas últimas três décadas, tem atraído multidões enormes em seus eventos públicos desde que lançou seu partido político, o Tamilaga Vettri Kazhagam, em 2024. A legenda faz oposição tanto ao partido governista estadual DMK quanto ao Bharatiya Janata Party (BJP), do primeiro-ministro Narendra Modi. Ele está em campanha para as eleições estaduais previstas para o início de 2026.
Vídeos da mídia local mostram milhares de pessoas cercando um grande carro de campanha, sobre o qual Vijay aparece em pé, discursando.
Durante o comício, as imagens mostram Vijay jogando garrafas de água do alto do veículo para os apoiadores que desmaiavam e pedindo ajuda à polícia quando a multidão ficou fora de controle.
“Meu coração está partido; estou em uma dor e tristeza insuportáveis e indescritíveis”, escreveu Vijay na rede X. “Expresso minhas mais profundas condolências às famílias dos meus queridos irmãos e irmãs que perderam a vida em Karur. Rezo por uma rápida recuperação daqueles que estão em tratamento no hospital.”
Segundo relatos da imprensa, pelo menos 44 médicos dos distritos vizinhos de Tiruchirappalli e Salem foram enviados para Karur.
Stalin anunciou a doação de 1 milhão de rúpias indianas, cerca de US$ 11.280, para cada uma das famílias das vítimas que morreram no incidente e determinou a criação de uma comissão de inquérito.
Essa não é a primeira vez que os comícios de Vijay enfrentam preocupações com segurança. Pelo menos seis mortes foram registradas pela imprensa após o primeiro evento de seu partido político, realizado em outubro do ano passado.
Apesar das restrições impostas pela polícia — incluindo limites no tamanho do comboio e mudanças de local —, a enorme presença do público tem constantemente sobrecarregado a infraestrutura local.
“O trágico incidente durante um comício político em Karur, Tamil Nadu, é profundamente triste”, disse Modi em uma publicação na rede X.


