Policial mata adolescente negra durante abordagem nos EUA

Jovem de 16 anos tentou esfaquear duas mulheres; câmera acoplada em uniforme de policial registraram ação

Amir Vera e Artemis Moshtaghian, da CNN

Ouvir notícia

Um policial da cidade de Colombus, Ohio, nos Estados Unidos, atirou e matou uma adolescente negra, de 16 anos, na tarde de terça-feira (20), depois que ela tentou atacar duas mulheres com uma faca, de acordo com oficiais e imagens de câmeras corporais divulgadas à imprensa.

A mãe da menina, Paula Bryant, e o Serviço para Crianças do Condado de Franklin (FCCS) a identificaram como Ma’Khia Bryant. Embora a polícia local a tenha identificado como 15 anos em uma entrevista coletiva na terça-feira, o FCCS informou que a idade correta da menina era de 16 anos.

“Ma’Khia era uma criança adotiva, que estava sob os cuidados do Serviço para Crianças do Condado de Franklin”, disse a FCCS em um comunicado. “Este foi um incidente trágico e o FCCS está continuando seu envolvimento com a família ao longo deste período difícil.”

A polícia recebeu uma ligação às 16h32 (horário local) indicando que “mulheres estavam tentando esfaqueá-las”, disse o chefe de polícia interino de Columbus, Michael Woods, na noite de terça-feira.

Quando a polícia chegou, o primeiro policial na cena se aproxima de um grupo na garagem de uma casa, de acordo com a filmagem da câmera corporal do oficial.

O vídeo mostra uma adolescente se movendo rapidamente em direção a outra garota com o que parece ser uma faca, e a garota cai no chão. O oficial grita: “Ei, ei, ei, ei. Abaixe-se!”, antes que ela apareça para atacar uma segunda garota com a faca, de acordo com o vídeo.

O oficial diz a ela: “Abaixe-se! Abaixe-se! Abaixe-se! Abaixe-se!” e então dispara quatro tiros na direção da adolescente. Um policial atende a vítima do tiro, que a polícia não identifica. Os policiais avaliaram a menina quanto a ferimentos e chamaram serviços médicos, conforme o protocolo, disse Woods.

“Ma’Khia tinha uma natureza maternal. Ela promoveu a paz. Isso é algo que quero sempre ser lembrado”, disse Paula Bryant à estação de TV WBNS.

A polícia não tem nenhuma informação sobre se os outros dois indivíduos ficaram feridos, disse Woods.

Polícia atende a chamado e mata adolescente negra nos EUA
Polícia atende a chamado e mata adolescente negra nos EUA
Foto: Reprodução/CNN Brasil (21.abr.2021)

O policial será afastado enquanto uma investigação do Bureau of Criminal Investigation (BCI) no Gabinete do Procurador-Geral de Ohio ocorre, disse Woods. A investigação então vai para o Grande Júri do Condado de Franklin e depois volta para o departamento de polícia para uma revisão interna, disse Woods.

“Sabemos que, com base nessa filmagem, o policial agiu para proteger outra jovem em nossa comunidade”, disse o prefeito de Columbus, Andrew Ginther, em entrevista coletiva. “Mas uma família está sofrendo esta noite e esta jovem de 15 anos nunca mais voltará para casa.”

O tiroteio ocorreu no mesmo dia em que o ex-oficial de Minneapolis, Derek Chauvin, foi considerado culpado pelo assassinato de George Floyd.

O advogado da família Floyd, Ben Crump, tuítou: “Enquanto respirávamos aliviados hoje, uma comunidade em Columbus sentiu a dor de outro tiroteio policial.”

(Texto traduzido. Leia o original em inglês)

Mais Recentes da CNN