Portugal detecta 1ºs casos da variante brasileira da Covid-19, diz TV

Há duas semanas, Portugal suspendeu voos de e para o Brasil

Bonde em rua de Lisboa durante pandemia de Covid-19 em Portugal
Bonde em rua de Lisboa durante pandemia de Covid-19 em Portugal Foto: Rafael Marchante/Reuters (31.out.2020)

Da Reuters

Ouvir notícia

 

Os dois primeiros casos da nova variante brasileira do coronavírus foram detectados em Portugal na quarta-feira, disse a emissora SIC, duas semanas depois que todos os voos de e para o país sul-americano foram suspensos.

A SIC informou que ambos os casos da variante brasileira foram detectados na área de Lisboa e já tinham sido notificados às autoridades de saúde pela Unilabs, um fornecedor privado de diagnósticos que realiza a maioria dos testes de coronavírus em Portugal.

O instituto de pesquisas em saúde pública do país, Ricardo Jorge, vai analisar as amostras da Unilab, disse o SIC. A Unilabs não estava imediatamente disponível para comentar.

 

Os voos entre Portugal e o Brasil foram suspensos de 29 de janeiro a 14 de fevereiro para evitar a propagação das variantes da Covid-19.

Apenas voos humanitários e de repatriação são permitidos, sendo os viajantes obrigados a apresentar um teste de Covid-19 negativo feito 72 horas antes do embarque e quarentena por 14 dias após a chegada a Portugal.

A variante brasileira compartilha algumas características com mutações altamente transmissíveis detectadas pela primeira vez na Grã-Bretanha e na África do Sul, ambas já presentes em Portugal.

Portugal se saiu melhor do que outras nações da Europa na primeira onda da pandemia, mas 2021 trouxe um aumento devastador de infecções e mortes, em parte atribuídas à rápida disseminação da variante do Reino Unido.

Mais de 14.700 pessoas morreram de Covid-19 no país até agora, com infecções cumulativas desde o início da pandemia em quase 775.000.

Mais Recentes da CNN