Portugal volta a permitir voos com Brasil, exceto para viagens de turismo

Medida é válida somente para viagens a trabalho e estudos

Luciana Caczan, da CNN, em São Paulo

Ouvir notícia

Portugal revogou a probição de voos que tinha como origem e destino o Reino Unido e Brasil para viagens de trabalho e estudo, mas não para o turismo.

O governo português informou, ainda, que as restrições às viagens por terra e mar para a Espanha vigoram por mais 15 dias, mas a entrada de cidadãos ou residentes portugueses continua liberada.

De acordo com a plataforma Skyscanner, há 82 países com restrições fortes de voos oriundos do Brasil, entre eles Portugal, Argentina EUA, Canadá, Itália e Alemanha. Neste caso, segundo o plataforma, significa que as viagens podem estar suspensas, o país pode estar fechado, a entrada é permitida só para cidadãos ou se o viajante atender a requisitos rígidos.

Outros 69 país adotam restrições moderadas com os voos do Brasil, como Paraguai, África do Sul, Espanha e França. No caso, o Skyscanner considera que as viagens são possíveis desde que atendidos alguns requisitos de entrada, que podem incluir um teste de Covid-19 e a necessidade de quarentena na chegada ou retorno.

A proibição entrou em vigor em janeiro, com exceção de voos humanitários e de repatriação, como medida de segurança contra a propagação das variantes de Covid-19. Os passageiros que chegarem ao país vindos do Reino Unido ou Brasil deverão fazer quartentena de 14 dias.

Portugal começou a flexibilizar as restrições. A maior parte das regiões do país entrará na terceira fase de abertura na próxima semana, mas regras mais rígidas continuarão em vigor em cidades onde as taxas de transmissão continuam altas.

A partir de segunda-feira (19), as escolas secundárias, universidades, cinemas, shoppings centers e as áreas internas dos restaurantes serão reabertos na maioria dos municípios de Portugal, mas com restrições desenvolvidas para reduzir o risco de contágio. 

Eventos ao ar livre, casamentos e batizados também poderão ser retomados com limites à capacidade de pessoas presentes. 

Aeroporto, avião, passageiro, voo, viagem
País autorizou voos com origem do Brasil e Reino Unido, mas turismo segue proibido
Foto: Leonardo Miranda/Unsplash

 

Mais Recentes da CNN