“Precisamos reduzir as emissões aos níveis de 2005″, diz secretário da ONU

António Guterres propôs a criação de uma coalizão global para zerar as emissões líquidas

Weslley Galzo, da CNN, em São Paulo

Ouvir notícia

 O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, disse que o mundo precisa retornar aos níveis de emissões de gás carbono registrados no ano de 2005 para alcançar a subsistência. “Nós precisamos de um planeta verde, mas estamos em alerta vermelho, à beira do abismo. Precisamos agir”, afirmou.

“Precisamos diminuir as emissões de gás para os níveis de 2005. E precisamos nos assegurar de que o próximo passo esteja na direção correta. Líderes em todo mundo devem agir, primeiro fazendo uma coalizão por emissão líquida zero”, disse.

O líder independente também elencou uma série de medidas socioeconômicas que precisam ser adotas para atingir as mudanças necessárias e promover a integração das comunidades na transferência para o modo de produção com energia limpa.

 

Segundo Guterres, as nações precisam frear o financiamento às indústrias produtoras de carvão para começar a investir em infraestrutura verde.

Para o secretário-geral da ONU, a política de taxação sobre emissão de carbono deve ser adotada em todos os países, em linha com o projeto de coalizão global idealizado pela organização para zerar as emissões líquidas.

As Nações Unidas defendem que bancos privados atuem ao lado dos governos como investidores em projetos de inovação que levem à transferência para bases de energia limpa e renovável.

Cúpula de Líderes sobre o Clima
Secretário-geral da ONU, António Guterres, durante a Cúpula de Líderes sobre o Clima
Foto: Reprodução/CNN Brasil (22.abr.2021)

 

Mais Recentes da CNN