Prefeito de cidade ucraniana foi capturado por forças russas, diz oficial de Kharkiv

Viktor Tereshchenko, prefeito de Velykoburlutska, foi retirado de seu local de trabalho e levado para uma delegacia, segundo chefe da Administração Estatal Regional

Militar ucraniano faz guarda em rua de Kharkiv
Militar ucraniano faz guarda em rua de Kharkiv REUTERS

Josh PenningtonHira Humayunda CNN

Ouvir notícia

O prefeito de Velykoburlutska, Viktor Tereshchenko, cidade na região de Kharkiv – no nordeste da Ucrânia – foi capturado pelas forças russas, de acordo com uma mensagem de vídeo de Oleh Syniehubov, chefe da Administração Estatal Regional de Kharkiv, divulgada nesta quinta-feira (17).

“Temos notícias hoje de que [os russos] capturaram o chefe da comunidade de Velykoburlutska, Viktor Nikolaevich Tereshchenko. Essas pessoas precisam ter segurança. Viktor foi simplesmente sequestrado de seu local de trabalho e levado para a delegacia local. Eles o estão prendendo e não vão libertá-lo”, disse Syniehubov.

Os moradores condenam o ato, acrescentou, e disse que está trabalhando para libertar o líder da aldeia o mais rápido possível.
“Em breve, nossos territórios ocupados serão nossos novamente”, disse ele.

Embora as forças russas não tenham tomado Kharkiv, elas “continuam seu terror contra a população civil, em particular contra os chefes das comunidades territoriais da região”, disse Syniehubov.

O ato acontece um dia depois que o prefeito de Melitopol, Ivan Fedorov, que havia sido capturado pelas forças russas, ser libertado como parte de uma troca de prisioneiros.

Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

versão original

Mais Recentes da CNN