Premiê diz que pediu a Trump que pare de chamar Canadá de “51º estado”

Mark Carney teve reunião com presidente dos Estados Unidos na Casa Branca

Max Saltman, da CNN
O presidente dos EUA, Donald Trump, e o primeiro-ministro canadense, Mark Carney, durante encontro na Casa Branca em Washington, D.C., EUA
O presidente dos EUA, Donald Trump, e o primeiro-ministro canadense, Mark Carney, durante encontro na Casa Branca em Washington, D.C., EUA06/05/2025REUTERS/Kent Nishimura  • 06/05/2025 REUTERS/Kent Nishimura
Compartilhar matéria

O primeiro-ministro canadense, Mark Carney, disse a repórteres na embaixada do país que pediu ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que pare de chamar o Canadá de "51º estado" durante uma reunião na Casa Branca nesta terça-feira (6). Entretanto, ele não revelou como o presidente respondeu.

"Não sei. Ele é o presidente. Ele é a sua própria pessoa", pontuou Carney após ser questionado sobre o que Trump disse.

"Eu voltaria a mostrar a diferença entre um desejo e uma realidade. Somos muito claros. Tenho sido muito claro publicamente, consistentemente. Tenho sido muito claro em particular. Fui claro novamente no Salão Oval [da Casa Branca]", adicionou.

"Ele entende que estamos tendo uma negociação entre nações soberanas e que só buscaremos e aceitaremos um acordo que seja do melhor interesse do Canadá", afirmou Carney.

"Eu disse que não adianta repetir essa ideia. Mas ele é o presidente e dirá o que quiser", concluiu o primeiro-ministro.