Presidente da China anuncia mais cooperação com Sul Global durante cúpula do G20

Proposta faz parte de iniciativa com Brasil, África do Sul e União Africana

Polianne Lima, colaboração para a CNN Brasil
Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao lado do líder chinês, Xi Jinping, durante cumprimentos aos líderes do G20. Rio de Janeiro - RJ  • Foto: Ricardo Stuckert/PR
Compartilhar matéria

O presidente da China, Xi Jinping, anunciou na cúpula do G20, no Rio de Janeiro, uma iniciativa com Brasil, África do Sul e União Africana para direcionar inovações científicas e tecnológicas para o Sul Global, disse a mídia estatal chinesa nesta segunda-feira (18).

A iniciativa foi anunciada em um momento em que os Estados Unidos e seus aliados têm cooperado para parar com as exportações de semicondutores de alta tecnologia para a China e banido empresas chinesas de tecnologia, como a Huawei, de mercados da América do Norte e da Europa.

Segundo a mídia-estatal chinesa, Xi Jinping declarou a adesão do governo chinês à Aliança Global contra a Fome e a Pobreza.

Dentro os anúncios do presidente, segundo a agência estão, oito ações para apoiar o desenvolvimento global e a implementação do plano anticorrupção do G20, que fortalece o desenvolvimento dos países em desenvolvimento.