Presidente do Chile espera vacinar a população adulta até o final de junho

Sebastián Piñera diz que país adquiriu 36 milhões de doses de imunizantes para combater o coronavírus

Sebastián Piñera, presidente do Chile, recebe dose de vacina contra a Covid-19
Sebastián Piñera, presidente do Chile, recebe dose de vacina contra a Covid-19 Foto: Reuters

Rob North, da CNN

Ouvir notícia

O presidente do Chile diz que espera vacinar toda a população adulta do país até o final de junho, com cinco milhões de pessoas do grupo de maior risco vacinadas até o final deste mês.

Para a CNN, Sebastián Piñera disse: “Começamos a negociar a aquisição de vacinas em abril, maio e, até agora, garantimos mais de 36 milhões de doses e isso é suficiente para cobrir toda a nossa população”.

“Nosso programa de imunização é sólido e sólido… Temos vacinas e temos capacidade de distribuí-las por todo o país, em todos os cantos do país. Na quinta-feira (4) vacinamos mais de 300.000 pessoas em um dia. É por isso que estamos realmente empurrando o processo, porque queremos vacinar nossa população o mais rápido possível “, disse ele.

“Estamos trabalhando muito para obter imunidade coletiva e esperamos tê-la até o meio do ano, antes do final de junho”, acrescentou Piñera.

O Chile tem usado amplamente a vacina chinesa Sinovac, que foi “aprovada por nosso próprio instituto de saúde da família”, afirmou. “Garantimos que é segura e eficiente. Enviamos nosso próprio pessoal para a China para confirmar que é seguro e, portanto, estamos confiantes”, completou Piñera.

Ele também pediu maior cooperação internacional para enfrentar futuras pandemias, incluindo o fortalecimento da Organização Mundial da Saúde (OMS). Piñera disse: “Esta pandemia se mostrou como duas superpotências, China e EUA, em vez de colaborar, eles se enfrentam, não funciona.

Precisamos de mais colaboração, precisamos de melhores instituições.”

Mais Recentes da CNN